Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

10 Gbps: A alta velocidade chegou à internet e já está disponível no mercado nacional

10 Gbps: A alta velocidade chegou à internet e já está disponível no mercado nacional

 

Dez vezes mais rápida do que a existente atualmente em Portugal, particulares e empresas já podem usufruir da internet que veio para revolucionar a forma de navegar na web.

 

A internet hiper-rápida, com menor latência e maior fiabilidade, é o sonho tornado realidade para quem movimenta um grande número de dados em casa ou no trabalho. Dez gigabits por segundo (10 Gbps) simétricos, ou seja, tanto para download como upload, são a resposta, já disponível, às exigências de conectividade simultânea de multiutilizadores. Empresas e instituições, gamers e famílias numerosas que têm vários equipamentos conectados ao mesmo tempo para trabalho, estudo ou lazer (PC, tablet, telemóveis e televisão), podem assim usufruir de uma melhor experiência de navegação em qualquer circunstância.

 

São cada vez mais os dados que circulam no mundo

 

Em 2022, e de acordo com a Organização das Nações Unidas, 66% da população mundial tinha acesso à internet, o que representa cerca de 5,3 mil milhões de pessoas. O volume de dados criados, copiados e consumidos globalmente foi, segundo a Statista, plataforma online alemã especializada em recolha e visualização de dados, de 97 zettabytes. A previsão é de que, até 2025, esse número duplique e alcance 181 zettabytes, 90 vezes mais do que em 2010 e o equivalente a 228 vezes a quantidade de todos os grãos de areia de todas as praias do planeta. E a tendência, tendo em conta a evolução de novas tecnologias, é de subida contínua, prevendo-se que o volume de dados atinja níveis estratosféricos no futuro.
No nosso país, estima-se que cerca de 85% da população (mais de 8 milhões) seja utilizadora frequente da internet. Quanto ao tráfego gerado, e ainda o ano passado, as contas da Autoridade Nacional de Comunicações apontam que, em média, o acesso mensal de cada português à internet terá gerado 240 gigabytes em banda larga fixa e 5,9 gigabytes no mobile. Para se ter uma ideia da grandeza dos números, só durante os dias da Jornada Mundial da Juventude a Altice contabilizou um tráfego de dados recorde, na ordem dos 180 terabytes, 150 dos quais processados na rede móvel. Destes, 30% dos acessos foram alocados ao 5G do MEO, verificando-se ainda um crescimento de 13% no volume de roaming.

 

Próxima geração no horizonte

 

Face ao cenário mundial de crescimento exponencial do consumo de dados e de dispositivos ligados, a Altice quer ir mais longe e já está a trabalhar no que será o futuro próximo: a fibra a 25 Gbps e uma nova versão da tecnologia WiFi (wireless fidelity), a sétima.
Um passo em frente gigante que vai servir, por exemplo, para alimentar infraestruturas críticas como aeroportos, campos universitários e hospitais, ao admitir velocidades incríveis na ordem dos 25 Gbps simétricos.

 

Estas velocidades de 10 Gbps e de 25 Gbps vão tornar mais acessíveis, precisas e recorrentes, as aplicações imersivas de realidade virtual e aumentada, comunicações holográficas e vivências no metaverso aplicadas a vários sectores da sociedade.

 

Fibra ótica de ponta acelera digitalização

 

MEO é um dos operadores pioneiros na introdução em larga escala da XGSPON (10 Gigabit Symmetrical Passive Optical Network) em Portugal. Desenvolvida na Altice Labs e exportada para todo o mundo, esta nova tecnologia recorre a fibra ótica de ponta, altamente sofisticada, que suporta débitos máximos até 10 Gbps.
A XGSPON é a evolução da GPON (Gigabit Passive Optical Network), uma das tipologias mais usadas em redes de fibra ótica e na qual a MEO Empresas tem mais fortemente investido, com 6,3 milhões de casas e empresas passadas, por facilitar a instalação mais célere das redes de fibra em vastas zonas geográficas. No entanto, apenas suporta débitos máximos até 1 Gbps.

 

Os serviços de dados e internet suportados por XGSPON permitem às empresas tirar um melhor e mais célere partido da digitalização, ao poderem usufruir de aplicações informáticas mais rápidas, de processos internos simplificados e de interações mais ágeis com os seus clientes e fornecedores.
O uso de software as a service (SaaS) em nuvens públicas e privadas, com destaque para as megaclouds como a AWS, a Google e a Microsoft, bem como a sucessiva incorporação de inteligência artificial (IA) nos negócios são alguns exemplos de digitalização aplicada ao mundo empresarial. Acresce o recurso cada vez mais frequente ao teletrabalho, à videocolaboração, ao streaming, aos eventos virtuais (webinars), ao tratamento intenso da informação via big data, ao armazenamento massivo de dados, com backup dos mesmos em data centers e na nuvem, bem como a utilização da realidade virtual e aumentada, a par da presença ativa das empresas nas redes sociais e o início da exploração do potencial do metaverso.

 

No caso concreto da indústria, destaca-se a incorporação de inteligência artificial nos processos de fabrico e no controlo de qualidade, assim como a migração progressiva para a nova indústria 5.0, um exemplo paradigmático das necessidades de alto débito, baixa latência e segurança que combinam fibra ótica com redes móveis 5G em ambiente privado. Tal decorre da automatização suportada em robótica e AGV (automated guided vehicles), envolvendo ainda machine learning, IoT (Internet das Coisas), computação em nuvem e digital twins (gémeos digitais) que otimizam dinamicamente todos os processos fabris, levando-os a novos níveis de produtividade e de flexibilidade nas linhas de produção.
Todos estes procedimentos digitais necessitam de débitos muito elevados e de alta fiabilidade e resiliência das redes de comunicação. Quando suportadas em fibra ótica de última geração, como são o caso das tecnologias supersónicas de 10 Gbps e de 25 Gbps de velocidade, a internet e os negócios descolam para outra dimensão.

 

Oferta inédita e disruptiva

 

MEO é o primeiro operador a lançar o serviço de internet 10 Gbps no mercado nacional e a oferta é simultânea para o consumo (MEO) e para as empresas (MEO Empresas).
Esta oferta, inédita e disruptiva em Portugal, será materializada em novos pacotes sob a umbrela MEO Speed Edition.
Todos os pacotes incluem o novo Router Fiber Gateway 10 Gbps com tecnologia desenvolvida pela Altice Labs, em Aveiro, o qual suporta ligações até 10 Gbps e o standard WiFi 6. Incluem, ainda, um extensor inteligente MEO Smart Wi-Fi que, em combinação com a Fiber Gateway, permite a extensão da capacidade, velocidade e qualidade de serviço WiFi em todas as divisões da casa ou do escritório.

 

Artigos Relacionados

  • Fibra e 5G: um futuro melhor para as empresas

    Fibra e 5G: um futuro melhor para as empresas

    A fibra ótica é, e continuará a ser nos próximos tempos, o meio mais rápido e eficaz de transportar comunicação. É praticamente ilimitada em termos de informação que pode veicular e, por isso, considerada a autoestrada por excelência no mundo digital. Saiba mais

  • Infografia: Fibra ótica e 5G como aceleradores de negócio para as empresas

    Infografia: Fibra ótica e 5G como aceleradores de negócio para as empresas

    A elevada capacidade, desempenho e baixa latência da fibra ótica combinada com o 5G, permitem às organizações desenvolverem novos casos de uso, assentes em redes e plataformas de nova geração, e criar novas oportunidades de negócio. Saiba mais

  • Fibra ótica: descole a sua empresa para outra dimensão

    Fibra ótica: descole a sua empresa para outra dimensão

    A competitividade das empresas depende cada vez mais da digitalização. Na atual sociedade do conhecimento, altamente competitiva, dominada pelo online e em que o modelo de trabalho colaborativo se tem vindo a impor, é, pois, vital o rápido acesso e processamento de toda a informação. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Speed Edition 10 Gbps

    Speed Edition 10 Gbps

    Com latência super reduzida, sem quebras e sem falhas, beneficie da máxima estabilidade para um ambiente de trabalho colaborativo. Ideal para sessões de teletrabalho/ videochamadas, live streaming exigentes, partilha de ficheiros sem restrições e backup na Cloud. Saiba mais

  • 5G

    5G

    O 5G vai apoiar a evolução dos negócios e permitir suportar novos processos digitais para promover o crescimento e a inovação da sua empresa. Sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa. Saiba mais

  • Fibra

    Fibra

    Maior rede de Fibra ótica em Portugal, que garante a melhor cobertura, velocidade, robustez, fiabilidade, confiança e qualidade de serviço. Saiba mais

Pesquisar