5 gadgets para levar de férias e (tentar) desligar-se do trabalho
Com o ritmo acelerado dos negócios, é quase impossível a qualquer profissional desligar-se totalmente do trabalho. Mas já que é preciso estar atento aos emails, telefonemas e outro tipo de solicitações, pelo menos há que fazê-lo com estilo. E para isso há gadgets que não pode dispensar.
De férias ou de fim de semana, o smartphone é sempre um aliado precioso para consultar mensagens, aceder a documentos partilhados ou responder de forma rápida a solicitações por telefone ou por aplicações de mensagens instantâneas. Os terminais atuais conjugam uma série de funções de produtividade e de lazer, e as redes de comunicação tornaram-se omnipresentes, mantendo a conetividade a toda a prova no território nacional, assim como em grande parte dos habituais destinos de férias.
Estas duas condições somadas colaboram para que a expectativa seja de que os gestores de empresas, ou responsáveis por grupo de trabalho e projetos, estejam sempre disponíveis, respondendo de forma quase imediata aos clientes, fornecedores ou mesmo a colegas de trabalho que precisam de orientações ou colaboração em algum caso específico. Estar “offline” é um luxo a que poucos profissionais se podem dar atualmente e tudo indica que esta é uma tendência que se vai agravar, embora em países como a França já se fale no “direito ao desligamento”, com a reserva de períodos de lazer e horários fora do período laboral.
Poderíamos acrescentar vários outros gadgets à lista, mas a contenção tem também de ser imposta em período de férias, e estes são mesmo os essenciais.
Seja ou não por opção, se tem de se manter ligado é bom que recorra aos melhores gadgets para responder de forma mais eficiente às solicitações, poupando assim tempo para outras atividades mais agradáveis. Temos por isso 5 sugestões para colocar na mala de férias.
Smartphone
Este é um gadget que é cada vez mais difícil deixar de fora. Nem que seja só para fazer e receber chamadas, o telemóvel é obrigatório. E vale a pena pensar num equipamento que já tenha capacidade de memória e armazenamento para instalar todas as aplicações que lhe permitem ser mais produtivo, aceder a documentos na cloud e executar as tarefas de forma mais rápida. Seja em Android, iOS ou Windows, há várias soluções no mercado e alguns topo de gama já trazem opções que permitem transformar o telemóvel num mini computador, como o Samsung S8 com o Dex ou o HP Elite X3.
Portátil ou computador híbrido
Quanto mais pequeno e leve, melhor, mas sem perder capacidade de processamento. Os ultraportáteis ou híbridos, que são na prática tablets com teclados destacáveis, quase não pesam na bagagem e garantem toda a capacidade de processamento para as tarefas mais complexas que não puder, ou não quiser, fazer no smartphone. E têm a grande vantagem de ter um teclado completo que torna a resposta a emails e trabalho em documentos complexos muito mais fácil.
Smartwatch
À semelhança do que fazia o herói Dick Tracy, os smartwatches permitem que veja discretamente quem está a ligar, e receba as mensagens e emails no ecrã de pulso, sem ter de ligar o telemóvel. E isso pode ser muito útil na praia ou em atividades mais radicais. O smartphone fica guardado na mochila e em alguns modelos com altifalante e som até pode falar diretamente através do relógio. Mas tome atenção à privacidade.
Hotspot 4G
Sem uma boa ligação à internet nada se faz. E muitas vezes a ligação no telemóvel não é suficiente, sobretudo se tiver de ser partilhada com vários dispositivos e com outros membros da família. Por isso vale a pena colocar na bagagem um Hotspot 4G que permita ligar vários equipamentos através de Wi-Fi, com um pacote de dados ilimitado, ou pelo menos generoso. Vai ser bem vindo para o trabalho mas também para situações de lazer, sobretudo se quiser acompanhar algumas séries ou filmes nos tempos livres.
Carregador extra
Os carregadores, ou powerbanks, já se tornaram obrigatórios porque as baterias não chegam para tudo e nem sempre há tomadas elétricas à mão para recuperar a energia necessária. Vale a pena investir num powerbank com maior capacidade e há alguns que permitem recarregar vários equipamentos em simultâneo. Se tem nos seus planos fazer atividades radicais vale a pena considerar um modelo de carregamento solar.
Poderíamos acrescentar vários outros gadgets à lista, mas a contenção tem também de ser imposta em período de férias, e estes são mesmo os essenciais. Para terminar, deixamos uma última nota: mesmo que não queira (ou não possa) desligar-se totalmente, vale a pena estabelecer algumas regras para não estar sempre “pendurado” ao telefone ou ao computador e poder aproveitar algum tempo livre. Defina um horário para resolver problemas do escritório e limite as mensagens e chamadas extra ao que é realmente urgente. E isso também vai precisar de uma definição, que pode passar pela criação de um código de cores, à semelhança do que é aplicado pela Proteção Civil.
Artigos Relacionados
GALAXY S8 ABRE AS PORTAS AO INFINITO E APOSTA NA SEGURANÇA
O novo Galaxy S8, da Samsung, chega ao mercado com uma aposta clara da marca sul coreana na inovação ao nível do design, com o seu écran infinity.Saiba mais
7 CONSELHOS PARA "DESLIGAR" NAS FÉRIAS
Quando se fala de verão, a cabeça começa de imediato a pensar em praia, descanso, roupa mais leve, uma bebida bem fresca saboreada a olhar o mar.Saiba mais
PROGRAMAR UM BOT PARA CONVERSAR COM OS CLIENTES
A Gartner recomenda que as empresas apliquem uma visão estratégica a cinco anos de forma a conjugar a integração da Inteligência Artificial com as competências humanas.Saiba mais
Soluções Recomendadas
PC
Mantenha-se ligado ao seu negócio. Com opção de compra a prestações.Saiba mais
PENS
Para aceder à internet com total mobilidade. A instalação é simples e imediata.Saiba mais
EMAIL
Correio eletrónico profissional para uma melhor comunicação e colaboração.Saiba mais