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A importância dos canais desportivos para um café ou restaurante

A importância dos canais desportivos para um café ou restaurante

Um café ou restaurante vai além daquilo que se pode beber e comer. O ambiente, organização de espaço, decoração, música ambiente ou televisão, são pontos essenciais na atração de clientes.

 

Num estabelecimento deste género, possuir um serviço de televisão, com canais premium, faz parte das regras. Mesmo quando se está apenas a beber um café, um olhar de relance para as notícias, um filme, pode dar uma sensação de maior integração. Mas, além deste olhar fugaz, há momentos em que a televisão se torna no ponto central do estabelecimento.

 

Provavelmente ninguém vai para um café ver um filme que apenas passa em canal pago, mas sempre que há um grande evento desportivo (em Portugal, essencialmente, futebol) os cafés e restaurantes ganham mais vida quando exibem grandes écrans para ver os jogos.

 

O fenómeno do futebol pode ser apreciado um pouco por todo o mundo e os adeptos, quando não estão no estádio, gostam de se reunir nos cafés para assistir aos jogos. Podiam assistir em casa, muitos o fazem, mas a interação, o espírito de grupo, de multidão, que simula o ambiente do estádio, ainda atrai muitas pessoas a estes espaços públicos.

 

É um ambiente de festa dificilmente recriado na maior parte das habitações. Para os estabelecimentos, são períodos de oportunidade. Aumenta o consumo e pode ainda ser potenciado com ações promocionais que atraem mais pessoas. Por alguma razão, as marcas de cerveja, essencialmente, se associam aos eventos desportivos.

 

Afinal, um adepto ferrenho, que se zanga porque os jogadores não correm, é aquele que faz a crítica de cerveja na mão.

 

Em Portugal, há muito tempo que alguns restaurantes apanharam esta tendência (muito em voga nos tradicionais pubs ingleses) e há os que chegam a ter écrans gigantes voltados para a rua onde se reúne um grande número de pessoas para assistir aos jogos. Mesmo que uma parte não entre para consumir, certamente ficarão satisfeitos com a oferta e numa próxima vez que pensem num restaurante optem por esse.

 

Quem já teve a oportunidade de viver o ambiente num país organizador de um Campeonato Europeu, ou Mundial, sabe que estes momentos levam enchentes aos cafés e restaurantes. Quando há jogos da Liga Europa, ou Liga dos Campeões com equipas portuguesas, é perceptível a "invasão" de turistas que acompanham as equipas do coração. Muitos adeptos assistem no estádio aos jogos da sua equipa mas acompanham os restantes através das transmissões televisivas.

 

Claro, a maior parte deles feita através de canais premium dos operadores de televisão mas, mesmo em sinal aberto, é preciso assegurar um serviço de confiança, uma rede que não falhe no momento do jogo.

 

Há sempre o outro lado

Será consensual que nestes períodos de festa desportiva haja maiores enchentes nos cafés e restaurantes. Mas, deverão ser "ignorados" os interesses e necessidades daqueles que são os clientes habituais do estabelecimento?

 

A resposta óbvia, que todos irão dar é: Não, esses clientes são muito importantes. E são! Mas, quando se está em pleno pico, pouco ou nada se pensa neste grupo de pessoas que, ao longo do ano, fora dos momentos de grande enchente, asseguram o negócio.

 

Um gesto, uma atitude infeliz por parte dos empregados, ou donos do estabelecimento, pode levar a que um determinado cliente habitual abandone a relação. E esse impacto, quando multiplicado, com o Worth of Mouth (o famoso passa palavra), pode trazer bastantes dissabores ao estabelecimento. Por isso, mesmo nestes momentos, encontre uma estratégia para deixar os clientes habituais satisfeitos. A par disso, não esqueça, mantenha a equipa motivada.

 

Cinco dicas para aproveitar

1 - Ambiente - Se o seu estabelecimento é pequeno, e é impossível ter uma zona mais calma, prepare os clientes habituais para este cenário algumas semanas antes. Fale com eles, explique que vai ser uma fase de maior afluência que tornará o ambiente muito diferente do habitual. Os clientes vão perceber, apesar de poder ser uma alteração na sua rotina, se sentir que está preocupado com eles, que os conhece.

 

Se, por outro lado, tem essa possibilidade, crie um espaço mais calmo, dedicado aos clientes que preferem tomar uma café de forma relaxada, sem a confusão criada pelos adeptos de futebol. Uma televisão que pode estar sintonizada noutro canal, diferente de futebol. Pode aplicar diversas medidas mas nunca se esqueça de manter a atenção de um empregado a esse espaço. De pouco adiantam os preparativos para depois ignorar os clientes.

 

Pode até fazer um flyer informativo para entregar aos seus clientes habituais onde explica o que se irá passar. Sempre com uma mensagem positiva, que recorda os clientes que está a pensar neles, mas este é um momento especial, que o negócio tem de aproveitar.

 

2 - Serviço - Se um cliente costuma frequentar o seu establecimento, está habituado a um determinado nível de serviço. Mesmo que seja mais paciente, e perceba que se vivem momentos especiais, convém manter o nível mínimo. Imagine um cliente que todos os dias vai ao seu estabelecimento, bebe um café, pede um determinado bolo, ou um croquete. Evite quebrar essa rotina. Conte com o aumento da afluência e, lembre-se, tem um espaço dedicado aos clientes habituais convém servi-los como estão habituados, evitando ao máximo a quebra da qualidade. Se ele vai lá para comer o croquete, vai sentir essa falta como uma dor.

 

3 - Internet - Se tudo correr bem, o seu estabelecimento vai encher, e todos os clientes vão querer acesso à Internet. A qualidade desse serviço pode fazer a diferença. Clientes mais satisfeitos, maior o consumo. Por isso, fale com o seu operador para assegurar que a Internet vai suportar o aumento de acessos. Se possível, crie um acesso diferente dedicado aos clientes habituais, que frequentam o espaço criado para eles.

 

4 - SMS - Serviços como o SMS Express podem ajudar na estratégia de marketing. Como se sabe, praticamente todos os clientes de estabelecimentos procuram o acesso à rede de WIFI, ainda antes de fazer o pedido. Se para terem acesso gratuito ao WIFI da sua rede pedir para inserirem o número de telemóvel, pode incrementar a sua base de dados para fazer campanhas no futuro. Aliás, pode mesmo, durante o período de permanência, enviar SMS com uma promoçao do género "peça uma cerveja, beba duas".

Mas tenha atenção às regras básicas quando envia uma campanha por SMS ou email.

 

5 - Segurança - Este é um ponto que deve ter sempre em conta. Infelizmente, apesar de se tratar de desporto, há sempre uma forte possibilidade de conflitos entre os adeptos. Há pessoas mais descontroladas e convém estar preparado para identificar possíveis focos de conflito.

Provavelmente já passou por diversas situações idênticas e até ganhou alguma experiência. Mas o ideal será conversar com uma empresa de segurança, com a polícia, com profissionais que o possam aconselhar como agir ainda antes da "explosão" dos conflitos.

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