A sua empresa está pronta para o dia das compras na Net?
Nos últimos anos as empresas estão focadas nas vendas através da Internet. O crescimento do volume de negócios das lojas digitais, com especial foco nas de maior dimensão, como a Amazon, têm mantido as marcas em alerta e Portugal não é exceção. Mas o mercado português ainda está abaixo dos 50%. Ou seja, apenas cerca de 41% dos negócios têm presença digital.
A 25 de outubro assinala-se o Dia das Compras na Net, promovido pela ACEPI, e o objetivo é reunir as lojas online numa celebração que se traduz em descontos e promoções para todos os que queiram adquirir produtos das lojas online em Portugal.
As lojas online das principais marcas portuguesas têm apostado na conquista de mais clientes e, muitas vezes, com estratégias de descontos que permitem obter produtos a preços bastante competitivos e com a vantagem da proximidade.
Esta iniciativa, que anualmente agrega várias centenas de websites e lojas de comércio eletrónico pertencentes às mais importantes marcas em Portugal, e que integram o vasto leque de associados e empresas do Diretório ACEPI, traduz-se numa ampla ação de promoções e descontos (portes gratuitos; descontos; vouchers e promoções de produtos específicos) que dura 24h.
A proximidade do Natal faz com que este dia se transforme também numa oportunidade para resolver muitas prendas, de forma antecipada e, por vezes, com valores muito abaixo dos praticados. Além disso, vale a pena estar atento às ofertas a troco da aquisição de serviços ou produtos.
Mas, nunca e demais lembrar, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à presença online da maioria das empresas portuguesas. Atualmente, colocar o negócio na Internet é algo relativamente simples e com um enorme potencial de alcançar clientes que, com as lojas tradicionais é quase impossível. Quer pela distância, quer pelo simples facto de ser uma loja numa rua menos movimentada. Na Internet, não falta movimento mas também é preciso estratégia para atrair mais compradores para as lojas portuguesas.
De acordo com os dados da ACEPI, em 2017 cerca de 34% dos portugueses realizaram compras online em sites portugueses e internacionais. Sendo que, 1/3 recorre a sites na China, como o AliExpress, para realizar as suas compras.
O preço de aparelhos de tecnologia, como telemóveis, contribui bastante para estes números já que, nos últimos anos, a China se tem assumido como uma potência no desenvolvimento tecnológico e não apenas num país de imitações de fraca qualidade.
A par disto, e apesar de haver um crescimento, de acordo com os dados da Pordata, a presença das empresas portuguesas na Internet continua abaixo dos 50% das organizações (cerca de 41%).
São dados que revelam um forte potencial de crescimento mas também a falta de foco das empresas nacionais na digitalização e na captação de clientes que já compram na Internet mas optam por lojas noutros países, essencilamente, por uma questão de preço.
Por isso, neste dia 25 de outubro, vale a pena olhar para o seu negócio e pensar de que forma pode contribuir para o aumento das compras em lojas portuguesas através do crescimento da sua empresa. Por outro lado, pode também aproveitar para olhar para as lojas onde costuma comprar e aproveitar os descontos.