Aposta no digital permite mais e melhor saúde
Inteligência Artificial, Big Data, 5G e Machine Learning são alguns exemplos de tecnologias que estão e vão continuar a revolucionar a prestação de cuidados de saúde, tornando-os mais acessíveis, rápidos e eficazes.
A transformação digital acelerou nos últimos tempos, criando oportunidades e desafios sem precedentes. Não há setor que esteja isento dessa mudança e no campo da medicina e da saúde o impacto é bastante acentuado. Os avanços tecnológicos estão a transformar a estrutura e a organização da área da saúde, com impactos positivos para profissionais e pacientes.
"Dados recentes apontam para que o valor do mercado global de saúde digital aumente para mais de 500 mil milhões de dólares até 2025" - citado por Statista.
Tecnologia ao serviço da saúde
Recorrendo à tecnologia, o setor da saúde ganha rapidez, eficiência e acessibilidade com soluções que colocam serviços à distância de uma simples ligação, de forma mais económica, tanto para as empresas e instituições que prestam o serviço como para o cidadão que precisa dele.
Com base em ferramentas tecnológicas é possível melhorar a assistência à saúde, agilizando o trabalho dos profissionais de saúde, otimizando sistemas, reduzindo o erro humano, oferecendo diagnósticos precisos mais rapidamente e intervenções menos invasivas.
O atendimento virtual, por exemplo, pode ser um auxiliar precioso em alguns casos, complementando a tradicional observação médica feita presencialmente: a tecnologia remove fronteiras físicas e permite o atendimento em qualquer lugar, nomeadamente “na palma da mão”, através do smartphone e com várias aplicações móveis já existentes, e mesmo “on demand”, na altura em que o utente quiser.
O uso de aplicações móveis e dispositivos para monitorizar condições crónicas de saúde e alertar os pacientes sobre a necessidade de agir, antes que o problema se transforme numa urgência, são um exemplo simples de como o recurso à tecnologia pode ser impactante. As mesmas aplicações e dispositivos também podem contribuir para estimular atitudes mais saudáveis, em termos de alimentação e de exercício físico, ajudando na prevenção de doenças.
Um telefonema ou uma troca de mensagens no WhatsApp não substitui uma consulta presencial, mas pode muito bem servir para, de forma mais rápida, fornecer informações simples ou esclarecer dúvidas sobre como tomar um medicamente de forma correta, por exemplo.
Leia o artigo na íntegra no SAPO TEK.
Artigos Relacionados
O conceito de metaverso e o seu impacto no mundo empresarial
Usado pela primeira vez em 1992, em Snow Crash, de NEal Stephenson, o metaverso continua, mais de 30 anos depois, em franca expansão no mundo empresarial. Saiba mais
Mais eficiência e competitividade são os trunfos do 5G nas empresas
A última geração de telecomunicações móveis está a mudar a forma como se vive e trabalha, da saúde à indústria. Saiba mais
5G. Acelerar Portugal – Salvar vidas com video em tempo real
Solução wearable que permite a transmissão de vídeo, em tempo real, do ponto de vista de profissionais em movimento para especialistas médicos remotos para ajudar os pacientes. Saiba mais
Soluções Recomendadas
SmartAL
Acompanhe a saúde dos seus utentes, em tempo real e de forma contínua. Saiba mais
Medigraf
Mantenha um ambiente colaborativo e continue a acompanhar exames médicos e a fazer diagnósticos, remotamente. Saiba mais
Fila de Espera
Solução de gestão integrada de atendimento para reduzir a ansiedade dos seus utentes no momento de espera. Saiba mais