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Black Friday, como pontuar mais na onda de descontos?

Black friday, como pontuar mais na onda de descontos?

A Black Friday é, atualmente, um momento transversal a lojas em todo o mundo. Pode até ter começado nos Estados Unidos, mas a abertura da época natalícia começa com os grandes descontos deste dia. A grande questão que assola as empresas é: como posso eu sobressair no meio desta enorme onda onde todos querem estar no topo?

 

A resposta, sendo complexa, pois dependerá muito das estratégias de marketing adotadas, acaba por poder ser mais simples quando se recorre à génese do comércio. É preciso criar laços com os consumidores ao longo do ano para, chegando a este momento, ter já uma relação de confiança, podendo apenas apostar na redução do preço e em ações bem dirigidas, com um ROI (retorno do investimento) bastante atrativo.

 

Ou seja, o esforço de comunicação deve ser pensado ao longo do ano e não apenas nesta semana de descontos. Por exemplo, se conseguiu criar uma estratégia de comunicação com os seus clientes, ou potenciais clientes, ao longo do ano, este é o momento em que podem vir a concretizar a compra porque, além do contacto com a marca ao longo do ano, o interesse em determinado produto ou serviço ficou enraizado e graças ao desconto, muitos irão aproveitar para comprar ou subscrever.

 

Por outro lado, aqueles que estiveram o ano inteiro sem comunicar e se apresentam apenas aos clientes, só irão conseguir concretizar (regra geral) com base no preço. E, como se sabe, nesta época, todos vão apresentar preços mais baixos.

 

Mas como surgiu a Black Friday? 

Para a maioria das pessoas, é no dia 1 de dezembro que, oficialmente, se deve montar a Árvore de Natal. Como se sabe, do ponto de vista de comércio, há já algumas semanas que as montras se vestiram de Natal. Integrando a estratégia de comunicação com os clientes, despertando o interesse para a época e a pensar também neste início da época das compras.

 

O verdadeiro pontapé de saída para a euforia natalícia é dado a nível mundial com a sexta-feira negra (Black Friday), assinalada na última sexta-feira de novembro. A componente pagã da data, com a troca de presentes, provoca uma corrida às compras e é também, do ponto de vista das empresas, uma oportunidade para conseguir obter algum lucro em negócios que, muitas vezes, estão mais "calmos" durante o ano. Uma tradição que se iniciou nos Estados Unidos e que graças à digitalização se propagou um pouco por todo o mundo. É neste dia que, através e uma campanha de descontos em grande escala, os comerciantes dão início à época de compras de Natal.

 

A data já se celebra há alguns anos e apesar de haver relatos mais antigos, a sua origem vai sempre desembocar na loucura gerada nas cidades norte-americanas pelas pessoas que correm para conseguir produtos com desconto. O termo Black Friday associado a este dia de descontos ficou oficializado quando, em 1975, o jornal norte-americano “The New York Times” usou pela primeira vez o adjetivo “black”, para definir o caos no trânsito gerado pela corrida às compras. E ainda hoje é possível assistir a essa loucura em algumas das maiores lojas norte-americanas, com multidões a lutarem por um determinado produto com desconto.

 

Com a aposta numa loja online é possível distribuir esta loucura pela loja física e pelo digital. Além de estar na linha da frente dos negócios, pois uma grande parte das pessoas já recorre ás lojas digitais para adquirir produtos, é possível controlar melhor a euforia no interior das lojas.

 

Hoje em dia é muito relevante um suporte ao cliente eficiente que permita dar resposta a dúvidas e reclamações. Um produto com defeito é aceitável desde que exista uma política de devoluções eficaz e sem dor de cabeça para os clientes. Muitas marcas a nível internacional efetuam reposição de produtos mesmo sem o cliente devolver o produto com defeito. Não é uma estratégia que se aplique de forma genérica, nem a todo o tipo de produtos, mas até um determinado valor, há que considerar entre o custo de devolução e tempo de reposição do produto. Uma má experiência nesta matéria é determinante para romper a relação comercial.

 

Por isso, e para evitar ser conotado com as dezenas de sites que surgem nesta altura para realizar burlas, a política de vendas online tem de ser bastante clara e eficiente. Um cliente satisfeito irá, certamente, voltar a comprar.

 

Para este ano, se não realizou uma estratégia de comunicação ao longo do ano, a pensar nas compras ao longo do tempo, mas também canalizando interesse até este dia especial, comece a preparar já a próxima época. Obviamente terá de realizar o trabalho de pesquisa, análise de dados, conhecer os clientes e os produtos que pesquisam para poder encaminhá-los da melhor forma. Através de publicidade direcionada e conteúdos relevantes, tornando-o, aos olhos dos consumidores, o especialista em determinado produto ou serviço.

 

Depois, não se esqueça de olhar também para os concorrentes internacionais. Onde pode uma marca nacional sobressair perante esta concorrência além-fronteiras? A redução de preço nem sempre é possível para os níveis que alguns sites apresentam, mas a proximidade, a rapidez e qualidade da entrega, a política de devoluções e a rapidez na solução, devem ser o foco.

 

Nesta época em especial, convém que os clientes saibam quando vão receber as compras e garantir que estas chegam a tempo para os presentes de Natal. A Black Friday digital não é apenas na sexta-feira, mas será neste dia que a loucura atinge o expoente máximo com descontos, muitas vezes, impossíveis de ignorar.

 

A maioria dos clientes aproveitam esta oportunidade para resolver as compras de Natal, com presentes para oferecer, mas também para conseguir comprar produtos há muito desejados e que neste dia apresentam preços bastante atrativos. E, se a estratégia foi bem aplicada, comprar na loja com a qual tem tido maior contacto.

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