Cloud e data center: ao serviço da sustentabilidade
Contribuir para a sustentabilidade está nas mãos de todos e de cada um. As empresas não são exceção, assumindo cada vez mais um papel ativo nesta tomada de consciência.
A adesão a práticas mais amigas do ambiente não representa qualquer risco para o sucesso empresarial, podendo na verdade contribuir para o seu incremento, pela redução de custos e utilização de recursos. A reciclagem, a economia, a eficiência energética e o reaproveitamento de matérias-primas – só para focar algumas medidas – refletem-se na redução dos custos de produção, garantindo às empresas uma vantagem competitiva e diferenciação de mercado.
Uma política de sustentabilidade é, atualmente, uma prioridade na agenda de empresas que queiram manter ou melhorar a sua imagem, apresentando-se como organizações credíveis e com responsabilidade ambiental tanto para consumidores, como para fornecedores e investidores.
Tecnologia promotora de sustentabilidade
Se o mundo busca a sustentabilidade, não deixa por outro lado de apostar exponencialmente na tecnologia, na computação e em volumes massivos de dados. A pandemia trouxe também a expansão do trabalho remoto e consequentemente uma maior demanda por comunicações, o que aumentou o consumo energético por exemplo no setor das TIC. De acordo com o estudo do Boston Consulting Group, intitulado “Putting Sustainability at the Top of the Telco Agenda”, a indústria das tecnologias de informação e comunicação é atualmente responsável por entre 3 a 4% das emissões globais de CO2, o que representa cerca do dobro do nível do setor da aviação.
Por outro lado, a mesma pesquisa publicada em agosto de 2021 avança que o setor das TIC está comprometido em inverter a situação. A saber, grande parte das empresas pretende reduzir a energia necessária por unidade de tráfego em cerca de 70% até ao final da década. Segundo a BCG, tal ação resultaria na eliminação de até 15% de todas as emissões globais até 2030, o que corresponderia a uma poupança de 12,1 gigatoneladas de CO2, num total de mais de 5 biliões de euros.
Data centers: uma aposta segura
Uma das maiores fontes de consumo energético são os data centers, pelo que a solução passa pelo recurso a serviços de terceiros. O estudo sobre sustentabilidade do Global Compact das Nações Unidas e da Accenture, relativo ao período 2013-2019, conclui que as migrações para a cloud pública podem chegar a ser responsáveis por uma poupança entre 30 a 40% do custo total da propriedade, o que corresponde a uma redução das emissões anuais de Co2 de 59 milhões de toneladas. Já no mesmo estudo realizado em 2021 pela Accenture, 81% dos 1230 CEO de 113 países entrevistados adiantaram estar a desenvolver produtos e serviços sustentáveis e 74% começaram a implantar novos modelos circulares de negócio.
A escolha de um provider de cloud e data center deve ter em conta a política ambiental deste. A Altice Empresas está na linha da frente, com o Data Center da Covilhã cotado com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Atribuída pela empresa americana USGBC, esta certificação tem por base o mérito ambiental de um edifício ou de um campus, numa visão integrada do edifício em causa e do seu ecossistema de ciclo de vida. No caso do Data Center da Covilhã, falamos da certificação Platinum para o edifício de apoio e Gold para o bloco técnico, atribuídas devido à eficiência dos edifícios no que respeita ao consumo de energia. Esta passa pelo recurso a tecnologias verdes como free-cooling, painéis fotovoltaicos e utilização de água da chuva para refrigeração.
Cloud: vantagens dos diversos serviços
A sustentabilidade da cloud passa ainda pela partilha de recursos físicos e pela sua utilização elástica conforme a necessidade da empresa. Ao recorrer a estes serviços de terceiros, a empresa estará a economizar recursos despendidos na aquisição e instalação de plataformas de hardware dedicadas.
A cloud oferece uma série de opções, que contribuem para uma política empresarial sustentável. Um dos exemplos são os VDI, ou infraestruturas de trabalho virtual, que reduzem o consumo de energia elétrica e proporcionam a reutilização de equipamentos, prolongando o tempo de vida útil destes. O incremento do trabalho remoto e a crescente mobilidade de colaboradores torna os serviços cloud SaaS (Software as a Service) cada vez mais atrativos para as empresas que não se querem limitar ao escritório e querem ser ao mesmo tempo sustentáveis. Graças a estes, é possível aceder através de cloud aos dados desejados em qualquer computador ou dispositivo móvel ligado à internet. Os SaaS incluem, por exemplo, videoconferência e outras aplicações de produtividade em mobilidade, que ao evitarem viagens desnecessárias, acabam por ajudar também à redução de emissões de CO2.
Os cloud IaaS (Infrastructure as a Service) de armazenamento, por outro lado, são uma opção a ter em conta para reduzir o consumo de papel, através das ofertas de digitalização e arquivo, que contribuem ainda para a redução de espaço e respetiva manutenção física. Já os serviços IaaS de máquinas virtuais são uma mais-valia para empresas empenhadas em reduzir o consumo elétrico e na otimização da utilização dos equipamentos físicos.
Qualquer que seja a dimensão ou setor, é fundamental que as empresas olhem a tecnologia com outros olhos. Já não como uma antagonista da sustentabilidade, mas sim como uma ferramenta para a atingir. E a cloud e os data centers são cada vez mais soluções para cumprir essa prioridade da agenda das empresas.
Artigos Relacionados
Tendências empresariais: o que 2022 nos reserva
Sustentabilidade, cloud e decisões mais ousadas do lado dos CEOs são alguns dos caminhos a trilhar pelas organizações no próximo ano. Saiba mais
As organizações modernas estão na nuvem
A recente pandemia mostrou a importância da tecnologia no dia-a-dia das empresas. As organizações que já tinham começado a tão falada transformação digital estiveram um passo à frente da sua concorrência. Saiba mais
A importância dos data centers para as organizações
Apesar de a procura por serviços cloud estar a crescer de dia para dia, há organizações que, por uma razão ou por outra, procuram reforçar os seus investimentos em data center. Saiba mais
Soluções Recomendadas
Um Data Center virtual tem a capacidade e flexibilidade para virtualizar uma vasta gama de soluções e aplicações informáticas. Saiba mais
Soluções de Data Center
Serviços que vão fazer a diferença na forma como a sua organização opera, com eficiência e segurança. Saiba mais
Email
Email empresarial na cloud adaptado às suas necessidades. Saiba mais