Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Como pode uma empresa tirar proveito da Realidade Aumentada?

Como pode uma empresa tirar proveito da Realidade Aumentada?

As tecnologias são sempre um misto de espanto e desconfiança. Principalmente quando se fala de inovações com um forte potencial mas sem casos de sucesso, é mais difícil o investimento das empresas. A Realidade Aumentada, que tanto sucesso teve com o Pókemon, é um dessas tecnologias de futuro.

 

Mas, tal como se viu pelo jogo da caça aos bonecos, é um futuro muito presente. Aquilo que ainda falta é uma oferta de serviços que permitam às empresas abraçar esta tecnologia. É nesse campo que atua a tagSpace, empresa que possibilita às empresas integrar nas suas aplicações a Realidade Aumentada e, desta forma, dar um salto tecnológico significativo.

 

Uma das aplicações mais recentes foi efetuada no MEO Sudoeste com a disponibilização desta funcionalidade em todo o recinto do festival. Além de informações em duas dimensões, como legendas a informar onde ficam os palcos, os WC ou os bares, ainda foi possível observar pelo espaço da Herdade da Casa Branca um conjunto de animações em 3D com as quais as pessoas podiam interagir de forma virtual, mas no espaço real.

A Realidade Aumentada é uma tecnologia com um forte potencial de negócio mas também útil para diversas áreas como a saúde.

Para Paul Martin, CEO da tagSpace no futuro, "nem será necessário utilizar um smartphone já que poderemos interagir com elementos virtuais através de óculos ou umas simples lentes". Para quem tem dúvidas csobre a ofrma de funcionar desta tecnologia, basta recordar alguns filmes de ficção científica, como o caso do Minority Report, onde era possível ver Tom Cruise a movimentar imagens num espaço virtual com recurso apenas a umas luvas.

 

A realidade, da RA

A Realidade Aumentada é uma tecnologia com um forte potencial de negócio mas também útil para diversas áreas como a saúde. Paul Martin afirma que é uma tecnologia que "já está a ser usada para treino e segurança na indústria bem como nos setores médico e trasnportes". À medida que vamos progredindo, acrescenta, "a AR vai ser usada em todos os mercados. Irá transformar-se na nova forma de consumir conteúdos na Internet. Chamamos-lhe "The Visual Web" (a Internet visual).

 

Mas, como ganhar dinheiro com a RA? Uma pergunta que está a ser feita principalmente pelas empresas mas que tem impacto nos utilizadores já que, como refere o CEO da tagSpace, "os nossos clientes já utilizam a plataforma para monetizar através de product placement virtual em espaços de eventos" onde podem chegar diretamente ao público alvo.

 

No que respeita ao verdadeiro poder da Realidade Aumentada, Paul Martin afirma que há muito para explorar como, "por exemplo, experiências sociais de grupo (através da partilha de realidades alternativas) e visualização de informação em tempo real à nossa volta, em locais do mundo real". 

 

As aplicações são variadas e existem algumas empresas a apostar no desenvolvimento da tecnologia mas é preciso evoluir e dar o passo para que seja possível aplicá-las. Num espaço como o do MEO Sudoeste, onde a presença de marcas se multiplica, esta foi uma forma de chegar aos consumidores e fazer passar a mensagem para promoções que podem vir a culminar num processo de compra mais tarde.

 

Áreas como a saúde ou ensino, são algumas das mais atentas a esta nova ferramenta, mas as portas estão abertas a todas as novas ideias que surjam e que permitirão potenciar os negócios. Já imaginou, por exemplo, realizar uma venda através de uma comunicação direcionada a um consumidor que vai a passar em determinado ponto ou quando entra num centro comercial?

 

A Realidade Aumentada é uma tecnologia com um enorme potencial e tal como se tem visto pelos exemplos da ficção (e que começam agora a ser aplicados no mundo real) existe todo um mundo para explorar. Os novos consumidores, os mais jovens, estão mais atentos às novas tendências e certamente mais abertos a tecnologias onde, eventualmente, nem do smartphone vão precisar para interagir com o mundo real, através do mundo virtual.

 

Artigos Relacionados

  • Ter um negócio grande, mesmo que seja uma pequena empresa

    Os estudos e notícias sobre novas tecnologias, realidade aumentada, realidade virtual, revelam as tendências mas, ao mesmo tempo, podem assustar.Saiba mais

  • Mais do que entretenimento, a RV e RA impulsionam os negócios

    Desde aplicações na construção, formação ou marketing, são diversas as possibilidades de utilização da RV e da RA nas empresasSaiba mais

  • Geração Z: o que muda com a chegada da nova geração às empresas

    Já nasceram num mundo conectado e cresceram a par com a evolução tecnológica que tem obrigado as organizações a adaptarem-se aos novos tempos. Mas o que muda realmente?Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Siga

    SIGA

    Sistema integrado de gestão da aprendizagem.Saiba mais

  • Telemedicina

    TELEMEDICINA

    Uma consulta médica à distância de um clique.Saiba mais

  • Iot Place

    IOT PLACE

    Para criar e gerir as suas soluções IoT com simplicidade e rapidez, de forma segura e escalável.​​Saiba mais

Pesquisar