Como potenciar a presença online
Sites desatualizados, com design ultrapassado e, alguns, ainda com programação que não responde às necessidades da utilização. Ou seja, sites que foram construídos a pensar apenas no computador, sem uma resposta para os acessos através dos telemóveis ou smartphones. Será este o caso do site da sua empresa? Lembre-se que a Internet evolui muito rapidamente e cinco anos podem ser uma eternidade.
Muitos gestores, regra geral nos negócios mais pequenos e cuja área de atuação nada tem a ver com a Internet (e por norma não possuem pessoal especializado nesta área das Tecnologias da Informação), ainda olham para a criação de um site como um processo moroso e caro. A experiência que viveram quando se deixaram convencer a criar o primeiro site da empresa, há 15 ou 16 anos, deixou marcas.
Mas, a Internet evoluiu, o código inovou e o design acompanhou as tendências. Hoje em dia é possível criar um site em pouco tempo sem necessitar de recorrer a processos que exigem horas de atenção. Por isso, tudo se torna mais simples.
É claro, as customizações e necessidades específicas de cada empresa podem implicar mais algum cuidado e o recurso a mão de obra especializada, mas tudo acontece de forma mais célere, principalmente quando recorrer a serviços prestados por empresas de confiança.
Mesmo para a criação de uma loja online, que permite expor e vender os produtos da empresa, existem respostas que se adaptam e servem a grande maioria dos negócios. Sites sempre disponíveis e que incluem pagamentos através de transferência bancária, Paypal ou vale postal.
Em relação há uma década, lançar um site é agora mais barato e menos confuso!
Por isso, se o site da sua empresa é antigo e quando olha para a concorrência nota uma diferença, talvez esteja na hora de pensar numa mudança. Por outro lado, mais do que seguir a concorrência, este pode ser mais um momento para mostrar que a sua empresa é líder, mesmo ao nível da inovação da sua presença na Internet.
Quais os cuidados a ter com o meu site:
Rapidez
Os utilizadores estão habituados a rapidez. Quando visitam um site, este não pode demorar a carregar, mais do que dois ou três segundos é suficiente para que seja percepcionado um compasso de espera que, para os utilizadores, significa um site pesado, que consume demasiados dados. Porque, não se esqueça, os acessos mobile estão a crescer e o contacto com os potenciais clientes pode ser feito a qualquer hora.
Design
Escolha um template moderno. Hoje em dia existem disponíveis milhares de templates com um custo relativamente baixo e que podem ser alvo de alguma customização. Mudança de cores, tipos de letra e outros elementos que o diferenciam. E, acima de tudo, desenhados com recurso a técnicas modernas, responsivos que se adaptam a um computador ou à navegação num smartphone ou tablet.
Conteúdo
Não se esqueça que o site será, à semelhança de uma loja ou escritório onde recebe os clientes, a cara da empresa. Selecione bem o conteúdo que quer mostrar aos clientes e dedique algum tempo à qualidade e atualidade. Boas imagens, texto atual (erros gramaticais são de evitar) e relevante para os seus clientes. E, claro, clareza na navegação. Uma grande parte dos clientes abandonam os sites quando não encontram o que procuram, quando, na verdade, o conteúdo até está no site.
Quem somos e onde estamos?
Tenha orgulho na sua empresa e não esconda esta informação. Em muitos casos, a Internet é a primeira porta para os clientes contactarem com a sua empresa. Chegam através de uma pesquisa e vão querer saber com quem estão a negociar, quem são, onde estão, contactos!
Comentários e sugestões
Mantenha uma área com comentários dos clientes satisfeitos e permita que enviem sugestões e reclamações. Há diversos sistemas que pode incluir no site e que são de utilização relativamente fácil. E, não se esqueça, os clientes podem comentar ou reclamar a qualquer hora. Seja célere e assertivo nas respostas. Regra de ouro, respeite sempre os clientes e não caia na tentação de ser ofensivo, mesmo que tenha razão!
Redes sociais
É incontornável, tem de manter uma presença nas redes sociais para aumentar o nível de ligação com os seus clientes. Há diversas redes sociais e cada negócio pode implicar a necessidade de umas em detrimento de outras mas será incontornável uma página no Facebook, Linkedin e Instagram. O Twitter também está em crescimento mas é uma plataforma que obriga a um nível diário de interações mais elevado. Pode fazer sentido para a sua empresa se tem muito para comunicar. Não abandone as redes sociais, mantenha o perfil ativo e célere nas respostas e comentários.
Publicidade
Se os clientes chegam ao seu site é porque têm interesse nos seus produtos. Aproveito para puxar por promoções mas não se deixe cair na tentação de querer vender apenas aquele stock que tem de ser "despachado". Adopte uma boa estratégia de vendas e promova os produtos de forma equilibrada. Talvez faça sentido apostar em alguns conteúdos (próprios ou através de curadoria) relacionados com o seu negócio e que sirvam para atrair os clientes.
Colocar um site no ar é relativamente simples mas pode sempre contar com o apoio das empresas que fornecem alguns serviços e ajudam nesta tarefa. A principal diferença em relação há uma década: é mais barato e menos confuso!
E, se a sua empresa nem sequer tem um departamento de marketing ou pelo menos uma pessoa dedicada ao tema, pode sempre contratar este serviço.
Soluções Recomendadas
PRESENÇA WEB
Promova a sua empresa online de forma rápida e eficaz.Saiba mais
MARKETING E PAGAMENTOS
Novas abordagens para projetar o seu negócio.Saiba mais
DOMÍNIOS
Registe o domínio que será a identidade da sua empresa na internet.Saiba mais