Como poupar milhares de euros com rega inteligente?
Esta é uma pergunta que pode ter diversas respostas, consoante a dimensão da cidade e dos espaços que necessitam de rega, do custo da água por localidade mas, de acordo com dados existentes até ao momento, é possível obter poupanças na ordem dos 30% a 40% num sistema de rega de um espaço verde ou agrícola.
É frequente ver sistemas de rega a desperdiçar água, pela quantidade debitada, pela rega a funcionar mesmo quando está a chover ou se sabe que vai chover nesse dia. Com um sistema de rega assente na plataforma de IoT, é possível agir em tempo real de acordo com as condições atmosféricas e com a previsão meteorológica.
Ou seja, através de sistemas parameterizados e automatizados, é possível suspender o plano de rega de um jardim, espaço verde ou terreno agrícola se a previsão de chuva o justificar. Mais tarde, com recurso aos sensores de humidade, o sistema pode ou não ser ativado caso os níveis de humidade do sólo não respondam às necessidades parameterizadas.
Esta tecnologia, enquadrada na Internet das Coisas, utiliza a comunicação M2M (machine to machine) e a conectividade gerida para conseguir poupanças que rondam os 20% a 40% nos custos da água e/ou os 10% a 30% em energia.
O sistema é de fácil implementação e mesmo num campo agrícola é possível gerir sistemas de rega pesados (os pivots), usados em explorações de grandes dimensões.
A conectividade gerida funciona com recurso a cartões SIM 3G e 4G e permite uma comunicação constante com as centrais de comando de forma a otimizar ao máximo os recursos necessários. Aplicado à agricultura, essencialmente com os sistemas gota a gota, é possível dar água à boca da planta. Ou seja, a planta consome a água necessária, mantendo a humidade ideal do solo, sem que haja desperdício.
Gestão agrícola
Esta solução, mais sustentável e eficiente, está disponível para todos os sistemas de rega agrícola, incluindo pivots, que permite através de uma aplicação, gerir remotamente da a exploração. Existe uma otimização contínua e automática dos planos de rega recorrendo a modelos para vários tipos de cultura e à informação meteorológica da área onde a solução está instalada.
Além disso, é possível integrar a solução com sistemas de rega e fertilização já existentes, através de um conjunto amplo de aplicações. Ao nível da segurança, or exemplo, permite a deteção automática e atuação em situações de falhas, roturas e entupimentos no sistema de rega.
Artigos Relacionados
GARANTA UM PROJETO DE IOT COM SUCESSO
Cada vez mais empresas olham para a Internet of Things (IoT) com redobrada atenção. Tal não é de estranhar numa altura em que diariamente surgem exemplos de novos serviços baseados em IoTSaiba mais
A INTERNET DAS COISAS E AS COISAS DA SEGURANÇA
Se, há cerca de 20 anos, alguém pensasse que seria possível roubar a password de email através de um telefone móvel, apenas pela proximidade, provavelmente seria considerado louco e internado.Saiba mais
WHITE PAPER: SMART CITIES, AS CIDADES DO FUTURO
As cidades atraem cada vez mais população e é necessário criar as melhores condições para acolher os cidadãos, oferecendo condições para uma vida melhor mas garantindo a sustentabilidade dos recursos e a atração das empresas.Saiba mais
Soluções Recomendadas
M2M E IOT
Oferecemos as soluções do futuro, agora.Saiba mais
CONECTIVIDADE GERIDA
Maior facilidade na gestão das suas máquinas.Saiba mais
GESTÃO AGRÍCOLA
Otimize a rega da sua exploração.Saiba mais