Como reduzir os custos com as tecnologias de informação
A eficiência de uma empresa pode ser medida de muitas formas mas, nos dias de hoje, e cada vez mais no futuro, os resultados estarão muito dependentes da qualidade das Tecnologias de Informação utilizadas.
Desde o hardware ao software, passando pelas múltiplas siglas dos programas utilizados em cada empresa, em algum momento, todos acabam por se deparar com a preponderância que estas ferramentas têm na performance do dia a dia.
Mas a tecnologia custa dinheiro, principalmente quando se fala do investimento inicial.
Comprar servidores, local para os alojar, pessoal especializado para a manutenção, upgrades cruciais ao longo dos anos. São os custos normalmente associados ao TCO (Total Cost of Ownership, ou custo total de propriedade), cujo objetivo é estabelecer uma estimativa financeira para os custos diretos e indiretos relacionados a investimentos.
Um estudo do IDC mostra que, tipicamente, em três anos, apenas 14% do custo total de um servidor está relacionado a hardware e software, 15% a perda de produtividade por downtime e 60% com pessoal para manutenção desse servidor.
Fonte: IDC
Ou seja, ao longo do tempo de vida útil do servidor, há uma série de intervenções cruciais, quer por necessidade de upgrade do software, quer devido às necessidades de espaço em disco, memória que vai sendo ocupada pela informação.
Uma vez que a maior percentagem do TCO é com pessoal, recorrer a processos como o alojamento em cloud, pode ajudar a reduzir este custo em cerca de 50%.
Muitas vezes os gestores deparam-se com a necessidade de acrescentar memória aos servidores, por um determinado período de tempo. Além de compensar comprar acima do que precisam naquele momento, assim ditam as regras de mercado, passado o pico, ficam com mais espaço desperdiçado.
É neste momento de necessidade de elasticidade que as soluções cloud mostram o seu potencial. Permitem adquirir à medida do que a empresa necessita, pelo tempo que necessita, com valores de investimento muito mais baixos. Além disso, estes valores irão entrar para a rubrica de OPEX (custos operacionais) e não CAPEX (custos de investimento).
A nuvem nem sempre tem a solução para todas as empresas. Por essa razão, os serviços oferecidos estão dispersos em vários módulos. Há produtos que funcionam no modelo SaaS (Software as a Service); PaaS (Plataform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a service).
De acordo com a análise da PT Empresas, alojar os servidores da empresa no Data Center da Covilhã, aos custos de tabela, permite alcançar poupanças que podem chegar aos 50% e que são sempre superiores a 20%.
Esta análise foi realizada tendo em conta uma solução de housing, ou seja, transferência total dos servidores físicos de um Data Center empresarial local para o Data Center da Covilhã.
O housing é uma solução à medida e dá resposta a empresas com necessidade de possuir um grande conjunto de servidores, normalmente alojados localmente num complexo com necessidades de manutenação elevadas.
As empresas que possuem apenas um ou dois servidores, a melhor opção será o "aluguer" de servidores na cloud.
O email, por exemplo, é um dos serviços cruciais a qualquer empresa. Este serviço pode ter reduções de custos substanciais se estiver alojado na cloud, no sistema SaaS, em vez do recurso a um servidor local.
Ao ter o alojamento de email na cloud pode:
- Melhorar o nível de serviço
- Reduzir a zero a necessidade de manutenção
- Baixo impacto para o utilizador
- Possibilidade de aumentar espaço online
Para as empresas que recorrem a aplicações WEB, que têm o browser como interface, as ofertas de PaaS podem ajudar a:
- Reduzir atividades de manutenção
- Otimizar rotinas de backup
- Aplicar modelos de alta disponibilidade
- Escalabilidade – que permite instalar mais aplicações sem ter de recorrer à aquisição de mais hardware
Partindo do princípio que se trata de uma empresa que precisa de ambientes de desenvolvimento e testes, o IaaS assume um papel preponderante. Adquirir hardware com capacidade para a instalação destes ambientes de teste, e que serão utilizados por um curto espaço de tempo, e com picos, pesa em qualquer orçamento. O recurso à instalação deste ambiente em cloud permite:
- Flexibilidade no provisionamento de novos recursos
- Redução de custo em períodos de ociosidade
- Rapidez na disponibilidade do ambiente pois evita todo o tempo de consulta, aquisição, entrega, instalação...
Os custos variam, consoante a empresa e as suas necessidades, mas olhando para os valores dos estudos, mesmo em situações híbridas (recurso à cloud para alguns serviços, apesar de manter um servidor local), os custos com TI serão sempre mais reduzidos.
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