Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Dados: um recurso valioso para as empresas

Dados: um recurso valioso para as empresas

 

O sucesso das empresas depende cada vez mais da recolha e análise de dados. Nunca a frase “data is the new oil” (“os dados são o novo petróleo”) fez tanto sentido.

 

Na verdade, os dados equivalem a conhecimento e são valiosos quando recolhidos de forma rápida, contextualizada, precisa e relacionados com outros dados relevantes.

 

A análise de dados é um poderoso auxiliar na compreensão do comportamento do cliente e das tendências de mercado, devendo ser alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. Como dizia o economista e estatístico William Edwards Deming, sem dados, é-se apenas mais uma pessoa com uma opinião.

 

Os dados são fundamentais para os responsáveis de empresas tomarem decisões fundamentadas, com confiança e agilidade, evitando o facilitismo de suposições e observações abstratas, que podem traduzir-se num desperdício de recursos.

 

Bons exemplos de análise de dados

Três grandes gigantes empresariais destacam-se e servem de exemplo no que toca ao eficaz recurso dos dados. Um deles é a Netflix. A plataforma de streaming usa algoritmos avançados para analisar o comportamento dos subscritores, o que inclui o conteúdo a que assistem, o tempo durante o qual o fazem e o dispositivo preferencial. Graças a estes dados, a Netflix recomenda séries e filmes a cada utilizador e ainda decide em que programas deve apostar no futuro.

 

Outro caso paradigmático é a Amazon, que recorre à análise de padrões de compra, históricos de busca e avaliações de produtos para fazer recomendações personalizadas, otimizar a logística e prever que produtos terão uma maior procura em determinadas regiões.

 

Por fim, o Spotify revolucionou a forma como se ouve música e isso deve-se em grande parte à forma como usa os dados. A plataforma analisa as preferências musicais dos utilizadores, criando playlists personalizadas. Esta análise permite ainda descobrir talentos e até prever tendências musicais. Os ouvintes conseguem assim aceder a novas músicas e artistas que vão ao encontro das suas preferências, de uma forma simples e orgânica.

 

As empresas nacionais e os dados

Apesar da tendência e crescente número de inovações baseadas na utilização dos dados, existe ainda uma grande lacuna entre os dados recolhidos pelas empresas nacionais e a sua real utilização. De acordo com o inquérito à “Utilização da informação e da comunicação nas empresas”, de novembro de 2023, apenas 38,6% dos inquiridos executam análise de dados. O estudo do Instituto Nacional de Estatística avança que a proporção de empresas que executam esse tipo de análise aumenta com o escalão de pessoal ao serviço, destacando-se as empresas com 250 ou mais colaboradores que atingem os 71,7 por cento. No que toca ao setor de atividade, a Informação e Comunicação encabeça a lista com 53,2%, seguindo-se os Transportes e armazenagem com 49,3% e com 47% o Comércio.

 

A pouca maturidade no que toca à análise de dados pelas organizações nacionais ficou também patente no estudo The Power of Analytics in HR, da NTT Data, realizado em parceria com a Microsoft. Dos 70 inquiridos, e de acordo com informação relativa aos meses de janeiro e fevereiro de 2023, 76% responderam já trabalhar com dados, no entanto, apenas 36% dispõe de uma área dedicada a People Analytics, com 44% a reconhecer não ter profissionais dedicados ao tema.

 

Geo Analytics: suporte da decisão na inteligência dos dados

A análise de dados de fluxos de mobilidade geográfica exige muitas vezes sistemas complexos, o que passa por uma infraestrutura de suporte, que garanta a recolha, o processamento e análise de dados recolhidos de várias fontes, incluindo dados originados em sensores, com garantia de segurança da informação.

 

Apesar desta complexidade, a informação de fluxos de mobilidade geográfica pode ser útil em inúmeros contextos a empresas de diversos sectores: decidir onde abrir uma loja, avaliar se estamos a captar eficazmente o potencial de visitantes, caracterizar esse público para adaptar a oferta, definir promoções direcionadas, etc. Atenta a estas necessidades, a MEO Empresas disponibiliza a solução Geo Analytics, enriquecida com dados anonimizados e tratados da rede móvel MEO. Assente numa plataforma de Big Data Analytics e com recurso a tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning, esta solução permite conhecer os padrões de comportamento e fluxos de mobilidade de clientes, visitantes ou munícipes que frequentem determinada área geográfica. Com base nestes dados, é possível tomar decisões mais sustentadas e definir ações com maior impacto na captação e experiência de clientes, turistas e visitantes, bem como otimizar fluxos de mobilidade.

 

A informação é disponibilizada através de um portal de serviço com análises pré-definidas e prontas a utilizar nas áreas da Mobilidade, Turismo, Zona de interesse, Localização e Publicidade exterior. Podem ainda ser criadas análises à medida das necessidades das empresas, com os indicadores necessários, sendo também de destacar a possibilidade de as enriquecer com diversas fontes de informação georreferenciada.

 

A estas valências acresce a recente possibilidade de adesão online à solução para as áreas de Turismo ou Localização, através do site MEO Empresas.

 

Independentemente da dimensão da sua empresa, pode agora, de um modo simples, aceder ao portal de serviço Geo Analytics e consultar análises na área de Turismo ou Localização com informação mensal que inclui detalhe de dados diários, para um ponto de localização específico ou para uma zona geográfica (concelho, município ou freguesia) à escolha.

 

Na área de Turismo pode conhecer a nacionalidade e origem dos visitantes e turistas, a duração das estadias, bem como a hora e dia com maior fluxo e a evolução diária e horária destes. Já o serviço de Localização permite conhecer a quantidade de visitantes/público diário, o dia com maior fluxo, bem como caracterizar a população que passa na zona em termos de idade, género, origem e até poder de compra.

 

Artigos Relacionados

  • Pequenas empresas: grandes tecnologias rumo à transição digital

    Pequenas empresas: grandes tecnologias rumo à transição digital

    O maior acesso à informação permite um maior controlo dos processos e assim recorrer aos dados para a resolução de questões imediatas e aumentar a probabilidade de tomar decisões assertivas. Saiba mais

  • O conceito de metaverso e o seu impacto no mundo empresarial

    O conceito de metaverso e o seu impacto no mundo empresarial

    O estudo da McKinsey “Value Creation in the Metaverse” reforça esse crescimento e cimenta que, para tirar partido do metaverso, há que conhecer bem todas as suas características e potencialidades. Saiba mais

  • Os desafios e as oportunidades da disrupção digital

    Os desafios e as oportunidades da disrupção digital

    É necessário compreender como a tecnologia está a transformar todos os setores da economia e como os decisores e as organizações devem responder. A tecnologia continua a ser um dos principais catalisadores da mudança no mundo. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Geo Analytics da MEO Empresas

    Geo Analytics

    Num mercado em constante adaptação, conhecer os padrões de comportamento e fluxos de mobilidade de clientes, visitantes ou munícipes, que frequentam determinada área geográfica, é essencial para impulsionar os negócios. Saiba mais

  • New Reality Experience da MEO Empresas

    New Reality Experience

    Ofereça experiências imersivas únicas aos seus clientes ou visitantes através de tecnologias inovadoras e interativas, como a Realidade Aumentada, Realidade Virtual, 3D, Gamification, entre outras. Saiba mais

  • Global WiFi Pack da MEO Empresas

    Global WiFi Pack

    Ofereça WiFi aos seus clientes, com proteção legal da sua empresa. Crie zonas WiFi, instaladas em locais públicos ou privados (hotspots), e disponibilize internet nos seus espaços, em total segurança e conformidade com o RGPD. Saiba mais

Pesquisar