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Droides podem ser melhores do que os drones

Droides podem ser melhores do que os drones

Atualmente, quando se fala em entregas realizadas por máquinas, por veículos autónomos, os drones são o sistema que se impõe. Talvez por ser a forma mais futurista e aquela que possibilita "fugir" a obstáculos, ao vandalismo e ao trânsito, com maior facilidade. No entanto, a realidade poderá estar mais próxima das entregas realizadas por robots por terra e mar antes de levantarem vôo.

 

 

Os veículos autónomos terrestres não são propriamente uma novidade mas têm estado em segundo plano devido aos riscos de vandalismo. Basta recordar o caso do hitchBOT, que foi desfeito por humanos em Filadélfia.

 

As coisas podem estar a mudar. Afinal, os riscos de um objeto a pairar sobre uma cidade serão substancialmente maiores do que aqueles que podem ocorrer provocados por um veículo terrestre autónomo. E, por terra, como se sabe também, além do hitchBOT, há experiências diversas já em funcionamento com automóveis e até camiões de entregas. E com resultados bastante positivos.

 

Por isso, quando uma empresa revela que pretende iniciar na Europa um processo de entregas através de um veículo autónomo, já não causa espanto. Aliás, nos Estados Unidos há experiências lançadas este ano ao nível das entregas locais. Desde produtos de mercearia a refeições prontas a comer.

 

A experiência agora anunciada para a Europa vai ocorrer em Inglaterra e Alemanha mas já em 2016 foram feitas entregas na Austrália e Nova Zelândia com recurso aos veículos terrestres. Ao avançar para este sistema, a empresa também dá sinais que este formato talvez seja aquele que, num curto espaço de tempo, consegue ver a luz do dia.

Para aqueles que gostam de estar na linha da frente, os droides são, para já, o sistema mais fácil de implementar. 

Os veículos foram desenvolvidos pela Starship Technologies, empresa baseada em Londres que, desde 2015, apostou nestes droides de seis rodas para promover as entregas do comércio local.

 

Estes droides estão preparados para circular nos passeios e não nas estradas o que, por si só, elimina uma série de barreiras relativas à segurança. A velocidade máxima será de quatro milhas por hora (menos de sete quilómetros por hora) e pode carregar um peso máximo de nove quilos.

 

Para abrir o compartimento de carga os clientes usam um código que será enviado para o seu telemóvel após conformação do pedido de entrega. Os compartimentos podem ter sistemas de refrigeração e de aquecimento, em simultâneo, o que permite entregas de comida quente e bebidas frescas.

 

Agora, é preciso lutar com as questões de segurança do próprio veículo. Afinal, fazer o percurso do ponto A ao B será a tarefa mais simples para um veículo autónomo. A maior dificuldade está ao nível da segurança do próprio droide.

 

As nove câmeras de vídeo em tempo real, a par do fecho eletrónico, são as apostas da Starship Technologies para manter os ladrões e vândalos afastados do veículo.

 

Droides vs Drones

No mundo da tecnologia, de quem desenvolve software a hardware, a guerra está aberta. Uma guerra saudável, que mantém todas as peças no lugar e que ninguém sabe, exatamente, quem irá vencer. De um lado estão os que defendem os droids (veículos terrestres autónomos) e do outro, os que sonham mais alto e defendem os drones (como é o caso da Amazon que depois de testar os droids optou por desenvolver as suas experiências com os drones).

 

Para aqueles que gostam de estar na linha da frente, os droides são, para já, o sistema mais fácil de implementar. Menos riscos, menos questões legais e de segurança, maior facilidade de implementação.

 

Mas, no que respeita a custos de manutenção e operação, os drones, porque tem um raio de alcance muito superior e conseguem otimizar o tempo de entrega (menos obstáculos e velocidades superiores) são apontados como o sistema vencedor.

 

Independentemente de ser por terra, ar ou mar (porque os barcos também irão chegar à automatização) os serviços de entregas estão em plena revolução. E, como se pode ver pelas experiências levadas a cabo pela Starship Technologies, a revolução pode ocorrer ao nível do comércio local.

 

Neste momento, os drones competem com os droids por um lugar de destaque no mundo das entregas e prometem combater pela liderança com todas as baterias que têm. Uma coisa é certa, os drones podem chegar mais longe. E, como já alertado por diversas vezes, é preciso olhar com atenção para a necessidade de salvaguardar empregos. As máquinas vão substituir muitas funções e é preciso encontrar novas que só os humanos consigam realizar.

 

De acordo com as previsões da OCDE, 65% das crianças de hoje vão exercer profissões que ainda não foram inventadas.

 

As empresas em Portugal, habituadas a estar na linha da frente no que respeita à adopção das novas tecnologias, devem olhar para a digitalização como uma ferramenta importante para o futuro dos negócios. Será que este sistema de entregas pode ajudar ao crescimento das empresas que se dedicam ao comércio local?

 

 

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