Evite erros no envio de campanhas marketing
Quando se trata de comunicar com os clientes, todos os cuidados são poucos. Atualmente, com a moda das redes sociais, onde tudo se torna viral em poucos minutos, principalmente quando se trata de algo negativo, é preciso ter o dobro da atenção quando envia uma email com uma campanha para os seus clientes.
O mais pequeno erro, pode trazer muitos dissabores e ser mais prejudicial do que os benefícios que imaginou quando idealizou a campanha.
É muito importante que o utilizador entenda a mensagem e o que se espera que ele faça diante dela.
Recentemente, foi conhecido o erro de uma campanha enviada por uma empresa, e que foi usada pela concorrência para redirecionar os clientes para uma marca distinta. Estas situações podem ser evitadas (convém contar sempre com a Lei de Murphy: se alguma coisa pode correr mal, é porque vai correr) se implementar um manual de boas práticas para o envio de campanhas de marketing. Especialmente nesta altura festiva onde tudo acontece mais rápido.
Aqui ficam algumas sugestões:
Permissões
Antes do envio de qualquer mensagem obtenha a permissão dos seus destinatários. É muito importante que utilize uma base de dados na qual os utilizadores sejam previamente registados e tenham aceitado voluntariamente receber este tipo de comunicações.
Horário
Não faça envios de madrugada: gostaria de ser acordado por SMS, independentemente do conteúdo, às 3 da manhã? Lembre-se que hoje em dia quase todos dormem com o telemóvel na cabeceira e nem todos tiram o som. Mesmo a chegada de um email pode tornar-se irritante a meio do sono.
Identifique-se
Seja transparente e identifique-se, adicionando o nome da sua marca no remetente das mensagens. Com a quantidade de emails e spam que hoje em dia se recebe nos emails, a transparência é crucial.
OPT-OUT
Tenha uma opção de OPT-OUT: proporcionar uma forma fácil de cancelamento do serviço por parte do destinatário. Não adianta tentar esconder esta opção, se o cliente não quer receber estes emails, não insista e facilite a sua saída.
Conteúdo
O conteúdo da mensagem deve ser claro e objetivo. É muito importante que o utilizador entenda a mensagem e o que se espera que ele faça diante dela. É aconselhável utilizar poucas palavras e assegurar-se que todos os links de redireccionamento estão a funcionar.
Gramática
Deve rever o conteúdo e garantir que a gramática e a ortografia do seu texto estão corretas. Uma "simples" gralha pode levar um cliente a sentir-se desconfortável e a pensar que não o leva a sério.
Valor
Envie uma mensagem com valor. Os seus clientes deram permissão para receber SMS e/ou Newsletters, em troca deverá oferecer-lhes algo de valor.
Descontos, poupanças exclusivas, anúncios importantes, alertas de eventos e informações úteis são todas informações valiosas para partilhar com os seus clientes.
Faça um teste, antes do envio definitivo
Certifique-se que tudo está conforme o pretendido antes de efetuar o envio. seja com um email ou SMS, envie um teste com tempo e assegure que mais do que uma pessoa o vêem antes de disparar para toda a lista de clientes registados.
Seguindo estas boas práticas estará pronto para enviar a sua campanha de marketing com sucesso!