Evolução ou Revolução?
A tecnologia no mundo empresarial
Vive-se em pleno a era da tecnologia. E, com ela, a necessidade de permanente atenção, pesquisa e atualização de conhecimentos - especialmente no ramo empresarial.
Enquanto a incerteza aumenta no mundo, os líderes empresariais devem estar atentos e preparados para lidar com as exigências do mercado e dos consumidores. “As transformações tecnológicas e socioeconómicas pedem mais audácia e uma abordagem estratégica para evitar respostas improvisadas”, diz Bart Willemsen, Vice-Presidente Analista da Gartner.
Os últimos meses do ano são, muitas vezes, o pretexto ideal para fazer uma antevisão de tendências para o ano que vai entrar. Neste sentido, a Gartner, empresa líder na área de consultoria empresarial, apresentou as 10 principais tendências tecnológicas para 2024.
As 10 principais tendências tecnológicas para 2024
O relatório apresentado pela Gartner neste final de 2023 estuda as principais tendências tecnológicas estratégicas que as empresas devem explorar em 2024. Com grande incidência na inteligência artificial, este é um tema que faz parte do presente e que deve ser utilizado maximizando as suas potencialidades para contribuir para o sucesso dos negócios.
1. GenAI
O uso da Inteligência Artificial Generativa está a democratizar-se, muito graças a modelos como a computação em nuvem e o código aberto, tornando-a acessível a trabalhadores de todo o mundo.
Mas o que é a GenAI? Não é mais do que um nome para um processo automatizado que utiliza algoritmos para produzir, manipular ou sintetizar dados, criando uma imagem ou texto que não existia anteriormente.
Até 2026, a Gartner prevê que mais de 80% das organizações usem modelos de GenAI, em oposição aos menos de 5% do início de 2023. O crescimento tem sido exponencial, na medida em que as aplicações baseadas em IA Generativa conseguem organizar e tornar acessível informação (interna e externa) e, assim, democratizar o conhecimento e as competências nas empresas.
2. AI Trust, Risk and Security Management
A democratização do acesso a ferramentas de IA tornou mais evidente a necessidade de uma Gestão de Confiança, Risco e Segurança. Os modelos de IA podem ter efeitos negativos e que, rapidamente, fogem do controle humano, ofuscando os benefícios destes modelos.
Não é isso que se quer. Esta Gestão abrange a identificação, avaliação e mitigação dos riscos associados à utilização de sistemas de IA, assegura a proteção de dados e informação confidencial, e garante a confiança e qualidade dos resultados apresentados.
A Gartner prevê que, até 2026, as empresas que aplicam controlos baseados nesta Gestão vão melhorar os processos de tomada de decisão e diminuir até 80% as informações erradas e ilegítimas.
3. AI Assisted Development
A área do desenvolvimento de software está a sofrer grandes transformações, nomeadamente com o potencial das plataformas de IA e a evolução da GenAI e do Machine Learning.
Atualmente, os developers podem beneficiar do auxílio deste tipo de tecnologia, nomeadamente para escrita e revisão de código, deteção de bugs, teste de software e até mesmo para uma otimização de projetos desenvolvidos.
Assim, a engenharia de software assistida por IA melhora a produtividade do developer e permite libertar tempo às equipas para pensar em soluções e definir estratégias.
4. Intelligent Applications
As Aplicações Inteligentes devem o nome à sua principal competência: a inteligência, precisamente. Esta habilidade de aprender, adaptar, gerar novas ideias e melhorar o processo de tomada de decisão pode ser aplicada para automatizar o trabalho, no dia-a-dia empresarial
Esta inteligência deve-se a diversos modelos baseados em inteligência artificial, tais como o machine learning, armazenamento de vetores e dados conectados, que proporcionam experiências que se adaptam de forma dinâmica ao utilizador.
A Gartner concluiu que, em 2023, a IA foi eleita a tecnologia que terá um impacto mais significativo nos próximos três anos e, até 2026, 30% das novas aplicações vão usar a IA para gerar interfaces personalizadas e adaptativas, um crescimento grande face a apenas 5% aos dias de hoje.
5. Augmented Connected Workforce
A Força de Trabalho Conectada Aumentada é uma estratégia definida para otimizar o valor que um trabalhador humano pode aportar a uma organização.
A necessidade de acelerar o desenvolvimento de talentos está a impulsionar este modelo, que utiliza aplicações inteligentes e de análise de força de trabalho para dar contexto e orientações que melhorem a experiência, o bem-estar e a capacidade de as equipas desenvolverem as suas próprias competências.
Assim, a Gartner estima que, até 2027, 25% dos CEOs usarão a força de trabalho conectada aumentada para diminuir o tempo de aquisição de uma competência em 50% para funções-chave.
6. Continuous Threat Exposure Management
A Gestão Contínua de Exposição a Ameaças é uma abordagem pragmática e sistémica à gestão e combate de ciberameaças, que integra a inteligência e a capacidade de resposta automatizada.
Expondo as empresas às ameaças mais comuns e com riscos mais significativos, é possível, através da inteligência e da avaliação frequente das medidas de proteção, salvaguardar futuramente a organização e a segurança da informação.
Até 2026, a Gartner prevê que as organizações que investirem em segurança com base num programa CTEM terão uma redução de dois terços das ameaças que sofrem.
7. Machine Customers
Estes “clientes” são também conhecidos como custobots ou clientes-máquina e são agentes virtuais capazes de negociar e comprar autonomamente bens e serviços em troca de pagamento, com impacto na economia.
Mas será que têm o mesmo comportamento que um consumidor humano? Não, privilegiam as regras lógicas para tomada de decisão, processam grandes quantidades de informação e não se deixam influenciar por fatores subjetivos, como a emoção. Por isso, há mudanças a preparar, numa realidade já com 9,7 mil milhões de dispositivos conectados, com competências de análise e decisão.
Até 2028, segundo o estudo da Gartner, existirão 15 mil milhões de dispositivos conectados com potencial para se comportarem como clientes.
8. Sustainable Technology
A tecnologia sustentável é uma estrutura de soluções digitais que impulsiona os resultados ambientais, sociais e governamentais para a empresa e os seus clientes. Assim, otimizar custos ou melhorar o desempenho energético são exemplos de um uso sustentável da tecnologia.
A crescente preocupação com o consumo de energia e os impactos ambientais relacionados com o uso massivo e constante da tecnologia é uma das razões para que esta utilização se torne cada vez mais eficiente, circular e sustentável.
Neste âmbito, e para desafiar os líderes a terem uma abordagem mais focada na sustentabilidade, a Gartner prevê que, até 2027, 25% dos CEOs irão ver parte da sua remuneração depender do impacto tecnológico sustentável.
9. Platform Engineering
A Engenharia de Plataformas é uma abordagem que pode acelerar a entrega de aplicações e a velocidade a que elas produzem valor comercial, otimizando a produtividade e a experiência do utilizador.
Surgiu em resposta à complexidade da engenharia de software moderna, em que os utilizadores são obrigados a interagir com serviços de difícil compreensão. Assim, criam-se plataformas operacionais que se situam entre o utilizador final e os serviços de apoio dos quais dependem, resolvendo problemas de cooperação entre os criadores de software e os operadores.
Até 2026, a Gartner estima que 80% das grandes organizações de desenvolvimento terão equipas de engenharia de plataformas como fornecedores internos de serviços, componentes e ferramentas reutilizáveis para a entrega de aplicações.
10. Industry Cloud Platforms
As plataformas de nuvem são concebidas para combinar capacidades de software, plataforma e infraestrutura como um serviço capaz de fornecer soluções específicas para diferentes sectores.
Estas soluções baseiam-se em serviços de nuvem pública, mas oferecem aos trabalhadores uma abordagem mais ágil às cargas de trabalho e uma capacidade de mudança face às necessidades do momento, transformando a nuvem numa plataforma de negócios - são propostas de nuvem personalizadas específicas para um sector e podem ser adaptadas às necessidades de uma organização.
Até 2027, a Gartner prevê que mais de 70% das empresas usarão plataformas de nuvem industriais para acelerar os seus negócios, um grande aumento face aos 15% em 2023.
A tecnologia ao serviço das organizações
O presente e o futuro das organizações prevê que se movimentam dentro de um panorama tecnológico em constante evolução e mutação, compreendendo e adaptando estas mudanças ao dia-a-dia estratégico e investindo na inovação. Assim, os negócios são potenciados a uma maior velocidade e de forma sustentável.
Como decisores, os profissionais de IT e os CEOs têm em mãos o desafio de avaliar os benefícios vs impactos negativos de todas estas ferramentas, com uma abordagem racional, crítica e rigorosa para aproveitar todo o potencial que estas tecnologias emergentes podem trazer aos negócios.
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