Externalização de serviços: solução de presente e futuro
O Business Process Outsourcing (BPO) foi o tema central do segundo evento "Altice Empresas Live". Várias organizações que usam o BPO marcaram presença no evento para falarem dos impactos do serviço.
Cada vez mais as organizações têm vindo a externalizar processos internos. Esta necessidade surge da vontade das empresas em ganharem eficiência e se dedicarem ao seu core business. Por essa razão, as organizações acabam por recorrer a parceiros experientes nas áreas e serviços pretendidos, a fim de obterem o apoio necessário para realizarem os seus objetivos. E assim se dá início a um serviço de Business Process Outsourcing ou BPO.
“Com o BPO pode dedicar mais tempo à estratégia e à atividade principal do seu negócio enquanto entrega tarefas administrativas, processos morosos e complexos a especialistas. Faça a gestão dos processos da sua empresa de forma mais eficiente, rápida e segura, reduzindo custos operacionais, através de um modelo de negócio flexível, adequado à evolução das suas necessidades e com acesso permanente a indicadores de gestão, essenciais para o controlo das operações e a tomada de decisão”.
Foi com este mote presente num vídeo introdutório que o evento “Altice Empresas Live: BPO”, que decorreu no passado dia 17 de fevereiro, começou.
No evento marcaram presença Nuno Nunes, Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal, Bruno Horta Soares, Leading Executive Advisor da IDC Portugal e, ainda, três representantes de três organizações, que vieram dar o seu testemunho relativamente à adoção do serviço de BPO nas suas empresas, nomeadamente Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Fátima Antunes, Administradora dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira e Cândido Carvalho, Business Controller – Finance Team Leader da Decathlon Portugal. Por fim, Mário Seborro, Diretor Comercial da Altice Empresas, fechou a conferência com os benefícios e oportunidades que o BPO pode trazer a cada organização.
BPO ajuda em três pilares fundamentais
Nuno Nunes abriu o webinar com a apresentação do tema do evento e dos convidados, mas também fez referência a três pilares que considera fundamentais e nos quais acredita que o BPO faz a diferença.
"O primeiro é a transformação de custos fixos em custos variáveis. Em vez de investirem em equipamentos e equipas dedicadas para um determinado processo, as PME podem recorrer a equipas, plataformas e infraestruturas partilhadas, transformando desta forma os custos fixos em variáveis, porque irão pagar só à medida que usam esses serviços ou infraestruturas”, começou por dizer o Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal.
De seguida, realçou também a contratação de serviços como o segundo pilar que o BPO consegue ajudar.
“A contratação de serviços que, associados ao SLA (Service Level Agreement), serão sempre melhores para o cliente final. Reparem que a Altice, enquanto empresa tecnológica, consegue, com as suas tecnologias, garantir elasticidade na procura e, desta forma, eu consigo, à medida que a minha procura aumenta ou diminui, associar tecnologia para conseguir sempre cumprir um serviço de elevada qualidade”, afirmou.
Por fim, abordou ainda a importância de valorizar o core business das empresas.
“Libertar as empresas para que o seu investimento seja feito no seu core business e não em áreas que, embora fundamentais, são áreas de suporte ao negócio e, hoje, as empresas, com a escassez financeira que têm, devem, no nosso ponto de vista, colocar o seu dinheiro no seu core business”.
O próximo “normal”
“Muitos de nós temos enfrentado a incerteza nestes últimos tempos, esta angústia de não percebermos quando é que isto vai acabar [Covid-19]. Talvez o próximo ‘normal’ nunca venha. Isto quer dizer que o próximo ‘normal’ faz parte desta incerteza”, admitiu Bruno Horta Soares.
Para o Leading Executive Advisor da IDC Portugal, as organizações que conseguirem viver com a incerteza serão as mais resilientes no futuro. Para mostrar essa perspetiva, durante a sessão, Bruno Horta Soares apontou as previsões da IDC para as organizações conseguirem enfrentar o futuro incerto, mostrou como é que as organizações podem continuar os processos de transição para uma economia cada vez mais digital e como é que os serviços de BPO podem ser fatores de sucesso neste contexto.
“Quando falamos de BPO, falamos da externalização de processos de negócio. Não é só a externalização dos processos. Na verdade, é toda esta externalização de pessoas, processos e tecnologias. E estes desafios de como lidar com a tecnologia, de como ter parceiros que nos consigam assegurar processos, mas que também nos consigam ajudar neste processo de transição para a empresa do futuro, são fundamentais”, disse.
Para avaliar o estado atual das empresas, a IDC criou uma curva que representa os desafios das organizações nos próximos tempos, por processos.
“Posicionarem a vossa organização nesta curva é fundamental para que as relações com os parceiros, as aquisições tecnológicas e as decisões sejam tomadas. Do lado esquerdo da curva serão decisões mais de curto prazo, enquanto no lado direito da curva, as decisões serão mais estratégicas, mais estruturantes. Portanto, o que nós queremos é que as organizações conscientes desta curva passem o mais rapidamente possível para o lado direito”, ressalvou Bruno Horta Soares.
Leia o artigo na íntegra no ECO.
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