Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Fibra ótica: descole a sua empresa para outra dimensão

Fibra ótica: descole a sua empresa para outra dimensão

 

A competitividade das empresas depende cada vez mais da digitalização. Na atual sociedade do conhecimento, altamente competitiva, dominada pelo online e em que o modelo de trabalho colaborativo se tem vindo a impor, é, pois, vital o rápido acesso e processamento de toda a informação.

 

Os processos de negócio têm de ser agilizados, passando, por exemplo, pelo recurso progressivo a serviços cloud, dependentes de redes de alto débito, com baixa latência e elevada fiabilidade. A fibra ótica é a solução mais procurada e muitas são as razões para a sua adoção. Os cabos de fibra ótica de pequena dimensão permitem, desde logo, uma instalação simples e rápida, com upgrades de débito de acordo com as necessidades das empresas e suportando diversas comunicações em simultâneo.

 

Capaz de suportar débitos que atingem várias centenas de Gbps, a fibra ótica é imune a interferências, algo que não acontece com os cabos de cobre que tendem a comportar-se como antenas, captando ruídos exteriores que perturbam a transmissão das comunicações. A fibra ótica distingue-se ainda pela sua robustez e fiabilidade, uma vez que não sofre com os efeitos da humidade e clima adverso. Já os cabos de cobre têm tendência a entrarem em curto-circuito nestas situações, o que leva a avarias complexas de reparação demorada.

 

O MEO tem investido estrategicamente em fibra ótica nos últimos anos, contando com a maior rede em Portugal que chega a mais de 6,3 milhões de lares e empresas nacionais. Ao instalar a fibra ótica de norte a sul do país o MEO tem ajudado a reduzir assimetrias regionais no desenvolvimento económico e social, promovendo a coesão nacional. Em resultado desta atuação, Portugal está entre os países europeus com maior disponibilidade de fibra ótica. De acordo com o relatório do FFTH Council divulgado em abril deste ano, em 2022 Portugal encontra-se no terceiro lugar no que toca à penetração de fibra ótica, com 71,1%, atrás da Espanha, com 73,5% e da Islândia que lidera a tabela pelo terceiro ano consecutivo (76,8%).

 

Da GPON à XGSPON

 

Capaz de suportar débitos até 1 Gbps, a GPON (Gigabit Optical Network) está entre as tipologias mais usadas em redes de fibra ótica. A este que é um dos seus grandes investimentos estratégicos, o MEO junta agora a XGSPON (10 Gbps Symmetrical Passive Optical Network), uma tecnologia desenvolvida internamente na Altice Labs, exportada para todo o mundo e que está a ser incorporada em larga escala na sua vasta rede de fibra ótica em Portugal. Esta tecnologia altamente sofisticada é capaz de suportar débitos máximos de 10 Gbps e será muito em breve utilizada em todos os serviços empresariais de dados e internet da MEO e MEO Empresas.

 

Com a tecnologia XGSPON, pelo elevado débito suportado, as empresas conseguirão tirar pleno partido da digitalização dos seus negócios de uma forma mais rápida e abrangente, agilizando processos internos e a interação com os seus clientes e fornecedores e parceiros. A digitalização implica necessidades crescentes de maiores débitos nas redes de dados e acessos internet nas empresas. Tal advém da utilização de software as service através de clouds privadas ou públicas, bem como da introdução de Inteligência Artificial ao serviço dos negócios. Acresce o armazenamento massivo da informação com o respetivo backup em data centers, e a generalização do teletrabalho e dos eventos virtuais, que ao recorrerem ao vídeo streaming, são também altamente consumidores de débito. A não esquecer a presença cada vez mais importante dos negócios nas redes sociais e o arranque da exploração do metaverso. A migração para a indústria 5.0 é um caso paradigmático de alto débito e baixa latência quando se fala em fibra ótica associada a serviços móveis 5G privados no mundo dos negócios. Altamente automatizada, esta indústria recorre ao uso generalizado de robôs, sendo suportada em cloud computing, machine learning, AGV (Automated Guided Vehicles), IoT e gémeos digitais que otimizam todos os processos de fabrico rumo a mais elevados níveis de produtividade e flexibilidade nas linhas de produção.

 

MEO, primeiro operador a lançar a oferta de 10 Gbps em Portugal para os segmentos de consumo e empresarial

 

Em Portugal, a MEO Empresas continua a inovar e a proporcionar as melhores tecnologias de fibra ótica a todas as empresas, independentemente da sua área de atividade, dimensão e localização, bem como a fomentar uma relação de estrita e continuada parceria, colaboração e confiança, rumo a uma maior produtividade e sustentabilidade num mundo cada vez mais competitivo e exigente.

 

Exemplo disso, são os novos pacotes MEO Speed Edition, com valores a partir de 99,99 euros mensais. Esta oferta inédita e disruptiva em Portugal inclui o novo Router Fiber Gateway 10 Gbps com tecnologia desenvolvida pela Altice Labs em Aveiro, que suporta ligações até 10 Gbps e o standard WiFi 6. Os pacotes Speed Edition incluem ainda um extensor inteligente MEO Smart WiFi que, em combinação com o Fiber Gateway, permite a extensão da capacidade, velocidade e qualidade do serviço de WiFi em todas as divisões da casa ou do escritório.

 

A caminho dos 25 Gbps e do WiFi 7

 

A Altice Portugal acompanha o crescimento exponencial do consumo de dados e de dispositivos ligados, estando já a trabalhar no que virá a ser o futuro próximo - a saber, a fibra PON (Passive Optical Network) a 25 Gbps e uma nova versão do WiFi 7.

 

Estas duas tecnologias terão aplicação prática em, por exemplo, estruturas críticas, como aeroportos, campos universitários e hospitais. A velocidade supersónica dos referidos 25 Gbps permitirá a total adaptação das vivências no metaverso a diversos setores da sociedade, fomentando o recurso a aplicações imersivas de realidade virtual e aumentada e comunicações holográficas.

 

Por seu turno, o WiFi 7, já em desenvolvimento final pela Altice Labs, será a futura norma WiFi. Funcionando de modo transversal nas três bandas rádio (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz) e assim utilizando todos os recursos do espectro disponível, esta tecnologia irá viabilizar cenários domésticos e industriais de banda ultra-larga até agora impossíveis. Uma destas possibilidades é o WiFi sensing, que permite, sem necessidade de equipamentos adicionais, a monitorização de espaços, o que poderá fazer a diferença na vida dos que mais precisam de atenção, como as crianças e os idosos. Acresce a eficiência enérgica onde o WiFi sensing pode detetar quando as pessoas entram ou saem de casa, ou do escritório, para uma gestão automática e mais eficaz de todos os dispositivos locais que consomem energia.

 

Artigos Relacionados

  • Fibra e 5G: um futuro melhor para as empresas

    Fibra e 5G: um futuro melhor para as empresas

    A fibra ótica é, e continuará a ser nos próximos tempos, o meio mais rápido e eficaz de transportar comunicação. É praticamente ilimitada em termos de informação que pode veicular e, por isso, considerada a autoestrada por excelência no mundo digital. Saiba mais

  • Infografia: Fibra ótica e 5G como aceleradores de negócio para as empresas

    Infografia: Fibra ótica e 5G como aceleradores de negócio para as empresas

    A elevada capacidade, desempenho e baixa latência da fibra ótica combinada com o 5G, permitem às organizações desenvolverem novos casos de uso, assentes em redes e plataformas de nova geração, e criar novas oportunidades de negócio. Saiba mais

  • Da expansão à transformação, e agora 5G?

    Da expansão à transformação, e agora 5G?

    No final de 2022, o 5G chegava a 98% dos concelhos do país e a 49% das freguesias, de acordo com dados da ANACOM. Em comparação com o terceiro trimestre de 2022, verificou-se nos últimos três meses desse ano um acréscimo de 35% no número de estações 5G instaladas. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Speed Edition 10 Gbps

    Speed Edition 10 Gbps

    Com latência super reduzida, sem quebras e sem falhas, beneficie da máxima estabilidade para um ambiente de trabalho colaborativo. Ideal para sessões de teletrabalho/ videochamadas, live streaming exigentes, partilha de ficheiros sem restrições e backup na Cloud. Saiba mais

  • 5G

    5G

    O 5G vai apoiar a evolução dos negócios e permitir suportar novos processos digitais para promover o crescimento e a inovação da sua empresa. Sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa. Saiba mais

Pesquisar