Frota da LASO gerida de forma mais eficiente
A LASO - Transportes, S.A., constituída em maio de 2007, é uma empresa especializada na prestação de serviços de transporte rodoviário de mercadorias normais e especiais, como carros grua, porta-máquinas e veículos preparados para transporte de peças de grande dimensão como, por exemplo, componentes de parques eólicos.
Com uma frota versátil com cerca de 500 viaturas e uma força de trabalho experiente e qualificada com aproximadamente 450 colaboradores, a LASO assume a liderança destacada do mercado de transportes especiais em Portugal.
Embora com uma base essencialmente Ibérica, a LASO tem, diariamente, várias viaturas em serviço por toda a Europa, procurando expandir a sua presença internacional, através de parcerias com empresas de reconhecido prestígio no setor dos transportes e elevação, e através dos vários projetos que tem realizado desde África à América Latina, em países como Marrocos, Cabo Verde, Senegal e Nicarágua.
O desafio
De acordo com Carlos Julião, responsável pela Gestão de Frotas da LASO, “com uma frota com a dimensão da nossa, era essencial dispormos de todos os meios para termos uma visão global sobre a mesma, garantindo o acompanhamento permanente das viaturas e dos colaboradores que estão no terreno.
Precisávamos, igualmente, de aceder a informação, de forma fácil, para podermos avaliar a nossa atividade em tempo real.
Otimizar custos operacionais, garantindo um melhor serviço aos nossos clientes era outra grande prioridade para a nossa empresa.”
A solução implementada
Solução de Gestão de Frotas da PT Empresas, com as componentes Ecodrive GPS, IHM (gestão de privacidade dos dados e botão de pânico), Tacofresh (leitura e descarga remotas do tacógrafo) e Gestão de Custos em 448 viaturas, das quais 388 pesados e 60 ligeiros.
Os resultados alcançados
Carlos Julião refere que “com a implementação da solução Gestão de Frotas passámos a gerir a nossa frota e as equipas no terreno de forma mais produtiva e eficiente, garantindo uma melhor e mais rápida execução das operações logísticas.
Com a componente Ecodrive GPS, podemos aceder, a qualquer momento, a informação de localização das viaturas, através de equipamentos de última geração instalados nas mesmas, que comunicam através de um cartão MEO com um portal web que fornece, para além de outras funcionalidades, relatórios avançados sobre a atividade diária da nossa frota e sobre a performance das viaturas e condutores.
É possível calcular itinerários, saber como está o trânsito e pesquisar a viatura que se encontra mais próxima de determinado local, de forma a otimizar rotas e percursos e, consequentemente, reduzir o consumo de combustível. Com esta informação, garantimos também acesso a um histórico da atividade diária que pode ser visualizado no mapa ou sob a forma de relatório com gráficos intuitivos, que são fundamentais para uma boa gestão da nossa empresa.
Podemos também gerir toda a parte de telemetria e manutenção das viaturas, com a possibilidade de obtermos informação sobre a eletrónica do veículo como consumos, avarias, abastecimentos, entre outros, controlarmos as necessidades de manutenção da frota e conhecermos a performance de condução dos condutores, podendo classificar a mesma, por exemplo, como segura ou económica.
Através do portal, podemos ainda receber alertas diversos, como condução fora de horas autorizadas, avarias, nível de óleo ou necessidade de manutenção das viaturas. Com um bom planeamento de manutenção das viaturas, conseguimos aumentar a vida útil da nossa frota e assim otimizar custos.
Em paralelo, optámos por instalar alguns serviços adicionais que nos permitem garantir a privacidade e a segurança dos nossos colaboradores que andam nas estradas, como é o caso do serviço IHM que disponibiliza nas viaturas um botão de pânico que permite aos condutores enviar alertas para a central em situações de perigo. Este equipamento pode também ser utilizado para gerir a privacidade dos dados, permitindo fazer a distinção de utilização da viatura entre horário de trabalho do colaborador e um contexto pós-laboral, altura em que os dados de localização deixam de ser recolhidos.
Com o Tacofresh, passámos a obter a leitura dos dados do tacógrafo, obrigatória por lei de 28 em 28 dias, de forma remota e automática, evitando a alteração de rotas e a paragem das viaturas para a obtenção dos mesmos. Conseguimos também obter a leitura do cartão dos nossos condutores, com dados como tempos de condução e velocidades aferidas.
Não tivemos que efetuar qualquer tipo de investimento inicial e a Gestão de Custos, fator importante para qualquer empresa, fica assegurada por esta componente adicional da solução, que nos permite controlar, de forma integrada, os custos financeiros e operacionais das nossas viaturas. Avançar com a solução Gestão de Frotas da PT Empresas foi a melhor opção, já que, nos próximos tempos, prevemos poupar entre 15% a 20% nos custos com combustível e manutenção das viaturas, bem como com emissões de CO2”, conclui Carlos Julião.
Principais benefícios
- Sem investimento inicial
- Controlo dos custos financeiros e operacionais das viaturas.
- Maior produtividade e eficiência.
- Maior segurança.
- Apoio técnico permanente.