M2M: sistemas que trabalham para si e para os seus clientes
A “Internet das Coisas” (Internet of Things – IoT) está associada ao conceito de comunicação máquina a máquina (M2M), que consiste na interação, sem intervenção humana, entre os sistemas de informação que suportam os processos de negócio. As vantagens passam pela capacidade de fornecer dados valiosos às organizações, ajudando-as a entender melhor o cliente e o mercado.
Na área da saúde, por exemplo, pode permitir a monitorização dos sinais vitais de um paciente, em tempo real e à distância, e avisar o médico de qualquer irregularidade. Já nos transportes, pode recolher dados de sinalização, engarrafamentos e acidentes que podem ser analisados e comparados para melhorar a fluidez do tráfego.
A dimensão da internet das coisas (IoT - Internet of Things) é gigante e promete abranger todos os aspetos relacionados com as TI e com a tecnologia de consumo.
Inovação ao mais alto nível
Os serviços M2M constituem uma enorme oportunidade para as organizações reduzirem custos e inovarem serviços, oferecendo maior qualidade e conveniência aos seus clientes.
São cada vez mais as empresas de todos os setores que suportam a sua atividade em comunicações M2M. Entre os exemplos contam-se as soluções de POS móvel, gestão de frotas, contagem de água, gás ou eletricidade, televigilância e alarmes ou monitorização remota de pacientes, entre outras.
Soluções no mercado
A proposta da PT Empresas nesta área passa por uma solução de Conectividade M2M, que engloba os serviços Conectividade Gerida e POS Móvel Plus.
O serviço Conectividade Gerida permite gerir em tempo real toda a rede de comunicações móveis que suporta as aplicações M2M, com tarifários M2M adequados ao perfil de consumo das diferentes aplicações.
O POS Móvel Plus permite gerir e controlar cartões M2M para Terminais de Pagamento Automático (TPA), que facilitam os pagamentos em mobilidade através de uma ligação segura com a SIBS.
A “era das máquinas” já chegou
A dimensão da internet das coisas (IoT - Internet of Things) é gigante e promete abranger todos os aspetos relacionados com as TI e com a tecnologia de consumo. Envolve os dispositivos mais imediatos como os telefones, tablets, computadores, carros, mas também uma panóplia de sensores espalhados pelos objetos do nosso quotidiano, que hoje em dia nem imaginamos mas estão ligados “em rede”.