Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Note8, o topo de gama que alarga horizontes

Note8, o topo de gama que alarga horizontes

A guerra dos smartphones está a intensificar-se e a Samsung voltou à luta com o lançamento do Galaxy Note8. Este telefone, na linha de design do S8, que abriu o horizonte com o ecrã "infinito", é o mais robusto da marca. Juntamente com o Dex, a base que permite uma experiência desktop, apresenta-se como uma ferramenta de trabalho que poderá, em alguns casos, dispensar o uso de um PC.

 

Permite trabalhar com folhas de cálculo e com as aplicações da Microsoft. Como tal, ligado através do Dex, os utilizadores conseguem ter uma experiência desktop. Além de ser possível, claro, a navegação pela Internet e email.

 

Numa altura em que as empresas apostam na digitalização de processos, na migração para a cloud, as capacidades de armazenamento local vão sendo menores o que permite aos utilizadores destes aparelhos ter sempre "na mão" os documentos e material utilizado para trabalho. Ao usar este sistema, é possível reduzir o material a transportar, por exemplo, para uma reunião e, ao ter tudo armazenado na cloud, minimizar os riscos de perda de informação. Além de ser mais prático trabalhar durante uma viagem de metro ou até de Táxi ou Uber. Pode, por exemplo, finalizar ou rever um documento para apresentar na reunião.

 

Características topo de gama

No que respeita à construção, especialmente graças à sua norma IP68, que garante resistência à água e ao pó, a Samsung dá garantias de fiabilidade. Já para não falar da grande vantagem que leva em relação à concorrência ao nível dos ecrãs (que são usados, por exemplo, pela Apple para os seus Iphones mais recentes).

Ao nível da estabilização de imagem, o Note8 comporta-se bastante bem mesmo em situações de pouca luz e aproveita ao máximo a luz existente.

Neste modelo, o ecrã "infinito" de 6.3 polegadas, Super Amoled Quad HD+, é qualidade de imagem bastante superior à grande maioria dos concorrentes.

 

A memória de 6GB RAM concede-lhe a velocidade para as necessidades de um utilizador exigente e, claro, não podiam faltar os leitores de impressão digital, de íris, batimentos cardíacos e outros sensores que são quase obrigatórios nos aparelhos mais modernos. Mesmo que a grande maioria acabe por ter uma utilização muito reduzida.

 

Ao nível da fotografia, o Note8, com a câmara dupla de 12 MP e 8 MP, comporta-se de forma exemplar e há mesmo testes que lhe dão nota máxima. Ainda assim, fica um pouco aquém do nível alcançado pela Huawei, com as suas câmaras com software Leica.

 

A Samsung conseguiu ultrapassar as adversidades registadas em 2016, com o Note7, e manter a distância para a Apple que se tem atrasado ao nível da inovação. Mesmo com o Iphone X, a Apple depende da Samsung para fornecer os ecrãs utilizados neste modelo.

 

Aguarda-se agora a resposta da Huawei, com o lançamento do Mate9 para perceber até onde vai a luta pela conquista de quota de mercado com os topo de gama. Para já, uma certeza. Ao nível da fotografia, a marca chinesa já conquistou o mercado e aquilo que se espera é uma melhoria ao nível da performance e da inteligência do software com o Mate9. Será desta que vamos ver um telefone realmente "smart"?

 

Voltando ao Note8, da Samsung, e no que respeita a comparações com o recente lançamento da Apple, a capacidade Dual SIM, rara nos topo de gama, poderá conquistar todos os que gostam de ter um aparelho de topo e possuem dois cartões. Mas, ao usar dois cartões SIM, deixa de ser possível alargar a capacidade de armazenamento para 256 GB, pois a slot do cartão de armazenamento é a mesma do segundo cartão.

 

Fotografia panorâmica

Uma das funcionalidades que chama a atenção neste Note8 é a opção de fotografar com a totalidade do ecrã. Ou seja, as fotos ficam com uma dimensão de 4032X1960 px em vez dos 4032X3024 px da versão normal. Um aproveitamento do formato 18.5:9, pensado pela Samsung para uma utilização multitarefas e para ver filmes mas que, permite "brincar" no momento de captar fotos, principalmente se precisar de espaço na horizontal para fazer, por exemplo, uma foto de grupo. (Ver fotos abaixo).

 

O resultado é um maior aproveitamento do espaço a fotografar mas com alguma perda ao nível da altura já que ao mudar para este modo, há uma ampliação e aproximação dos assuntos a fotografar. Depois, claro, ainda existe o modo de foto panorâmica que praticamente todos os smartphones já possuem.

 

Foto Samsung Note8 com dimensão 4032X1960 px

Foto com a dimensão 4032X3024 px

Ao nível da estabilização de imagem, o Note8 comporta-se bastante bem mesmo em situações de pouca luz e aproveita ao máximo a luz existente. Apesar de, ao nível do ruído provocado pelo aumento do ISO ter muito espaço para melhorar.

 

20170930_185456.jpg

Nesta foto, captada num ambiente de luz bastante reduzida, a câmara definiu uma abertura de f1.7; velocidade 1/10; ISO 800. Nota-se o arrasto do assunto em movimento mas tudo o que está parado ficou bem focado graças ao estabilizador óptico, apesar do ruído elevado e falta de relevo quando se analisa a foto nos 100%.

 

De forma genérica, apresenta uma qualidade bastante boa, fiel às cores reais e com rapidez de focagem e disparo. Mas pode melhorar ao nível do ruído acima dos 800 ISO. Mas, perante toda a tecnologia existente, será que estes telefones, da Apple à Samsung, podem levar a designação de smart (inteligentes)?

Artigos Relacionados

  • Dex, a base da Samsung para ampliar a experiência com o S8

    Desde o lançamento do Galaxy S8 que a Samsung anunciou o Dex, a dock station que permite ligar o telefone a esta base e trabalhar num ecrã maior.Saiba mais

  • Galaxy S8 abre as portas ao infinito e aposta na segurança

    O ecrã, a grande aposta para o S8, apresenta uma qualidade visual acima da média. Saiba mais

  • White Paper: O mundo está a ser transformado pelas novas tecnologias

    Faça o DOWNLOAD e conheça os desafios, as tendências e as formas de preparar um futuro mais disruptivo.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Galaxy S8 Office Pack

    GALAXY S8 OFFICE PACK

    Inclui S8 + Dex Station + monitor Samsung de 27" + auriculares Level U Pro + teclado e rato Microsoft.Saiba mais

  • Smartphones Dual SIM

    SMARTPHONES DUAL SIM

    Junte 2 cartões num smartphone.Saiba mais

  • Soluções Cloud

    SOLUÇÕES CLOUD

    Soluções que facilitam negócios todos os dias.Saiba mais

Pesquisar