O conceito de metaverso e o seu impacto no mundo empresarial
Usado pela primeira vez em 1992, em Snow Crash, de NEal Stephenson, o metaverso continua, mais de 30 anos depois, em franca expansão no mundo empresarial.
O estudo da McKinsey “Value Creation in the Metaverse” reforça esse crescimento e cimenta que, para tirar partido do metaverso, há que conhecer bem todas as suas características e potencialidades. Hoje, o metaverso é cada vez mais uma certeza do mundo real, e empresas de todo o mundo fazem grandes investimentos nesta dimensão virtual. Tal como o Universo, o metaverso continua em expansão. Se este conceito ainda lhe soa a ficção científica, este artigo é para si.
“Mas afinal, o que é o metaverso?”. Esta é a pergunta que deve estar a ecoar em algumas mentes. A verdade é que podemos defini-lo como uma nova (já não tão nova!) dimensão, onde avatares 3D de pessoas, empresas e locais do mundo real existem e interagem.
E esta outra realidade traz consigo grandes potencialidades de interação entre pessoas, com marcas ou com empresas.
Ciente disto, o MEO aceitou a missão de ser o primeiro operador em Portugal a entrar no metaverso, com o seu próprio mundo virtual e, agora, uma expansão para o universo empresarial, com a introdução de novas soluções para os negócios de quem entra neste mundo virtual.
O Metaverso no mundo…
O tema do metaverso é já uma realidade de investimento para muitas empresas, que encontram nele mais uma forma de comunicação e de presença junto dos seus consumidores e parceiros. Segundo o já referido relatório da McKinsey, no estudo “Value Creation in the Metaverse”, foram investidos, nos cinco primeiros meses de 2022, no metaverso, 114 mil milhões de euros. Até 2030, prevê-se que esta realidade virtual gere lucros na ordem dos 4,77 mil milhões de euros.
Assim, quando as organizações despertarem para a ligação que é possível estabelecer entre o mundo real e o mundo virtual, viveremos uma nova forma de comunicar e de vender. As empresas que não estiverem atentas a estes desenvolvimentos, partirão, certamente, atrás dos seus concorrentes.
São vários os exemplos de sucesso, como é o caso da Nike, que vende já sapatos e roupas virtuais e que esgotou uma coleção de 600 pares representações únicas de ténis (na forma de NFT) em 6 minutos, ou até de momentos de entretenimento, com artistas como Travis Scott, Foo Fighters, David Guetta, Post Malone ou Ariana Grande a mostrarem que é possível dar concertos virtuais para milhões de pessoas, em ambiente de metaverso.
… e em Portugal
Sendo o metaverso um tema ainda com pouca expressão em Portugal, o MEO fez nascer o metaverso MEO Empresas, onde os visitantes podem passear por uma cidade, ir a consultas médicas, relaxar num hotel e também interagir com objetos, por exemplo conduzindo carros, e procurar as melhores soluções para os seus negócios.
Para começar, deve criar o seu avatar - e pode ser uma experiência bem divertida -, através de uma fotografia sua ou de um configurador onde pode personalizar o “boneco” ao seu gosto, desde o cabelo, ao formato do rosto, tom da pele e roupa.
Em seguida, comece a explorar o que o metaverso MEO Empresas tem para oferecer - a si e aos seus negócios -, encontrando novas soluções e abordagens e interagindo com parceiros de negócio e clientes.
Para aceder a este metaverso e explorá-lo, só precisa de aceder aqui, através de um computador, tablet ou telemóvel. Se quiser tirar mais partido da experiência e torná-la mais imersiva, deve usar uns óculos de realidade virtual.
Uma viagem ao Metaverso MEO Empresas
Os visitantes têm muito para conhecer e descobrir sobre esta nova forma de comunicar e fazer negócios. Tome nota do que não pode deixar de visitar no metaverso MEO Empresas.
- Exterior - Quando entra no Metaverso, é aqui que começa. Numa primeira visita, passeie nas ruas e explore o que o metaverso tem para lhe oferecer.
- Grande Hotel - Não há cidade sem um Grande Hotel, mesmo que seja virtual. Visite-o, relaxe e apanhe banhos de sol - ou não fosse verão também no metaverso. Aproveite para conhecer as soluções MEO Empresas que vão agilizar e potenciar o seu negócio como o Global WiFi e Assistentes Virtuais.
- Café Seleção - A visita já vai longa - o melhor é parar para descansar e tomar uma bebida no café do metaverso. Será bem servido e pode ainda convidar os seus clientes a assistir a um jogo de futebol com a solução Sport Office Pack.
- Clínica da Vila - Sentimo-nos sempre mais seguros se houver um médico por perto - esta visita ao metaverso não é exceção. Visite a clínica e conheça as soluções de saúde para marcação de consultas e acompanhamento contínuo do estado clínico de pacientes, como o Medigraf e SmartAL.
- Fábrica da Sardinha - Dirija-se à Fábrica da Sardinha e conheça algumas soluções inovadoras que irão ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa.
- Edifício e Loja MEO Empresas - Por fim, o edifício “rei” deste metaverso. Neste espaço poderá marcar reuniões de negócios nas salas virtuais e assistir a eventos, enquanto a loja serve de local de contacto para conhecer as soluções que temos para o seu negócio.
O impacto do metaverso no mundo dos negócios
O tema do metaverso tem sido discutido em várias conferências e o Fórum Económico Mundial (FEE) reiterou, recentemente, que o maior impacto do metaverso será observado nos sectores da indústria e dos negócios. Enquanto a indústria dos jogos e das redes sociais dão os primeiros passos, o ramo automóvel ou dos transportes, por exemplo, estão já implementados nesta dimensão, através de réplicas exatas de objetos do mundo real.
Assim, é possível, entre outras coisas, reproduzir nesta dimensão virtual toda a linha de produção de uma fábrica através de um Digital Twin 3D, possibilitando detetar erros e melhorias necessárias, sem ter de as testar no mundo real.
Socialmente, o metaverso elimina barreiras geográficas, por exemplo no acesso à educação em escolas em vários pontos do mundo e à cultura, quando um espetáculo, um evento ou um museu, já não precisam de acontecer na nossa cidade/país, ou até mesmo na área da saúde, na realização de intervenções cirúrgicas ou no apoio remoto.
O metaverso MEO Empresas é pioneiro na exploração deste universo com grande potencial para empresas e clientes, testando novas soluções personalizadas para os negócios que tiverem interesse nesta nova abordagem.
Artigos Relacionados
O Metaverso das Coisas: um novo mundo virtual
A interseção entre o Metaverso e a IoT tem o potencial de revolucionar vários aspetos das nossas vidas, desde a forma como interagimos com as nossas cidades até à forma como colaboramos, trabalhamos e produzimos. Saiba mais
As 10 grandes tendências tecnológicas para 2023
Otimização, escalonamento, pioneirismo e sustentabilidade: eis os quatro pilares em que se inserem, de acordo com o 10 Top Strategic Technology Trends for 2023, as tecnologias a ter em conta no próximo ano. Saiba mais
5G: Acelerar Portugal - Metaverso em todo o lado
O 5G vem quebrar barreiras anteriormente inultrapassáveis na digitalização de processos operativos críticos - e as redes privadas mostram-se a opção ideal para as empresas implementarem estas soluções de forma progressiva e ajustada às suas necessidades. Saiba mais
Soluções Recomendadas
Metaverso MEO Empresas
Um espaço de realidade virtual aberto a todos e onde pode conhecer as soluções e interagir com clientes e parceiros de negócio. Venha conhecer. Saiba mais
5G
O 5G vai apoiar a evolução dos negócios e permitir suportar novos processos digitais para promover o crescimento e a inovação da sua empresa. Experimente o poder do 5G nos negócios. Saiba mais
IoT Connect
Faça a gestão, em tempo real, dos cartões das suas aplicações IoT. Tudo num único portal ou na App Mobile, com total autonomia, simplicidade e segurança. Saiba mais