Quando o azar bate à porta, felizes os que estão na cloud
Qualquer empresa que dependa de informação trabalhada em computador, já ouviu falar de segurança, backup, armazenamento de dados sensíveis. A grande maioria já se deparou com problemas graves como os colaboradores perderem informação crucial (seja porque os dados “desapareceram” ou porque o pc foi roubado ou destruído).
Quem já passou por isto conhece o custo (financeiro e também na saúde, pelo stress causado) associado a esta perda. Já para não falar da imagem negativa quando tem de explicar a um cliente que vai falhar os prazos porque perdeu os dados e tem de fazer tudo de novo.
Por isso, ao longo dos anos, foram sendo encontradas alternativas para guardar os dados. Até porque o espaço em disco nunca é suficiente e de vez em quando é necessário guardar ficheiros fora do PC. Nas empresas onde a política de BYOD (Bring Your Own Device), ou seja, empresas onde os funcionários utilizam material informático pessoal, são, por norma, as empresas onde não existe um departamento de Tecnologias de Informação e, como tal, estão mais expostas a riscos de perda de dados ou ataques cibernéticos.
Antigamente tudo era feito em disquetes, horas infindáveis a copiar ficheiros, depois vieram os cd’s, os discos externos, servidores... Mas, como todos sabem, nenhum destes métodos é 100% seguro e já está mais do que provado que convém haver redundância (duplicação dos dados guardados) para assegurar que, em caso de necessidade, a informação se mantêm segura.
No entanto, apesar da evolução das TI, atualmente, ainda há empresas a guardar dados em "tape backup".
Alojar na cloud é também uma expressão que todos conhecem e, principalmente quem receia perder dados, já procurou. No entanto, perante a variedade de ofertas, no meio dos bites e bytes, é normal ficar perdido, sem saber qual escolher. A resposta é simples: deve sempre optar por uma empresa conhecida e na qual confie.
Um em cada cinco discos rígidos avariam quatro anos depois da primeira utilização, este valor aumenta para 50% no sexto ano.
Mais do que espaço para guardar dados, um serviço de Cloud Backup permite proteger os seus dados de forma fiável, escalável e segura ao disponibilizar capacidade para executar cópias locais ou para Data Center; recuperar ou proceder a qualquer tipo de migração entre sistemas físicos e virtuais.
Há diversos sistemas mas quando se trata de guardar dados, principalmente quando não se é um "especialista altamente qualificado ao nível técnico", convém recorrer a ferramentas que possibilitem copiar e recuperar quaisquer ficheiros, pastas e aplicações selecionadas ou mesmo discos e sistemas completos. De forma simples, claro.
É neste contexto que os serviços cloud dão uma resposta mais célere, económica e segura. Em vez de fazer investimentos avultados em servidores para garantir redundância, as empresas podem simplesmente subscrever um serviço de cloud backup que funciona de forma transparente, sem impacto negativo no dia a dia da empresa, nas tarefas dos trabalhadores, e com garantias de qualidade, fiabilidade e escalabilidade.
Além disso, as empresas não precisam de estar preocupadas com a evolução tecnológica e os investimentos associados às atualizações. Porque estes serviços estão a ser constantemente atualizados e protegidos com software de última geração.
Desta forma, se um colaborador perder o computador, ou o disco "queimar", os dados estão todos intactos, na cloud. Já para não falar das vantagens num caso de catástrofe. Um Problema de segurança, um incêndio, terramoto ou qualquer catástrofe natural, podem afetar até os servidores da empresa. E, nestes casos, toda a informação se perde.
Os servidores na cloud, por sua vez, estão instalados em zonas de menor risco sísmico, bem protegidos e com redundâncias suportadas por uma rede de data centers. Para uma empresa possuir uma solução deste nível teria de fazer investimentos avultados, inicialmente e de forma regular, ao nível da manutenção.
Escolher um serviço de confiança
Quando se pesquisa, e como a informação da nuvem desconhece fronteiras, aparecem dezenas de empresas a comercializar serviços de cloud. Algumas, já com alguma capacidade de armazenamento, com uma base de serviço gratuito, como é o caso da Google, por exemplo. Mas, será que os dados estão realmente seguros num serviço gratuito? Leia mais sobre os custos do "gratuito".
A confiança na empresa que presta este tipo de serviços, a par da localização dos seus data centers, é algo crucial para uma relação comercial de confiança. Afinal, ninguém gosta de enviar os seus dados mais sensíveis, informação relevante para o sucesso do negócio, para locais desconhecidos, armazenados em servidores sobre os quais pouco ou nada se sabe.
Artigos Relacionados
UM DIA DE UMA EMPRESA NA CLOUD
A infografia da vida de uma empresa que já está "nas nuvens". Saiba mais
GUARDA OS DOCUMENTOS DA EMPRESA na nuvem?
Muitas organizações já estão a explorar os benefícios da Cloud. Saiba mais
Infografia. Reduzir custos ou investir em TIC?
Os orçamentos são cada vez mais curtos. Saiba mais
Soluções Recomendadas
Cloud Backup
Evite correr riscos. Salvaguarde o seu negócio e assegure a recuperação dos seus sistemas. Saiba mais
DISCO VIRTUAL 360º
Armazene sem limites, sincronize e partilhe em segurança ficheiros na cloud. Saiba mais
DISASTER RECOVERY
Assegure a continuidade do seu negócio. Saiba mais