Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Software-Defined Networking: as redes do futuro

Software-Defined Networking: as redes do futuro

 

Na era digital, as organizações precisam de redes de comunicações adaptáveis às suas aplicações. O Software-Defined Networking (SDN) surge como a resposta para a construção de uma rede de comunicações multisserviços, personalizada e dinâmica nas empresas e que cresce ao ritmo da sua evolução para se adaptar a todas as novas necessidades.

 

A transformação digital das empresas, suportada na digitalização dos processos e no movimento para a cloud, levou a uma necessidade de flexibilidade, elasticidade, robustez e performance ao nível da comunicação de dados, com particular enfoque na capacidade de gestão dinâmica e eficiente de recursos. Assiste-se, adicionalmente, a uma crescente necessidade de conseguir maior visibilidade e controlo remoto das redes, bem como dos fluxos de informação que estas suportam, devido à natureza dispersa dos ambientes de computação e cloud, que poderão incluir centenas de endpoints, como no caso do IoT.

 

As soluções de Software-Defined Networking permitem a gestão centralizada de ecossistemas dispersos de forma efetiva quando comparados com os modelos tradicionais, mais dependentes de hardware, incluindo a gestão unificada em ambiente cloud. Permitem oferecer aos utilizadores uma melhor performance e segurança e às equipas de gestão técnica - ou fornecedores de serviços - a possibilidade de gerir e monitorizar as redes de forma remota, bem como automatizar muitos dos processos de monitoria, manutenção corretiva e evolutiva subjacentes.

 

O que é o Software-Defined Networking?

 

Software-Defined Networking consiste na gestão de redes locais (SD-LAN) ou dispersas geograficamente (SD-WAN) através de uma solução que permite realizar centralmente a monitorização, gestão e controlo dos equipamentos ativos de forma remota, como switches, access points e routers. Trata-se de uma arquitetura de rede em overlay que assenta em tecnologias IP (MPLS, LTE, Internet, entre outras), onde é possível implementar e controlar fluxos de informação em tempo real.

 

Desta forma, torna-se possível tirar o máximo partido da infraestrutura disponível e, em caso de eventos inesperados ou programados, redistribuir dinamicamente a capacidade disponível para garantir a melhor experiência de utilização da rede e aplicações de negócio.

 

Adotar uma arquitetura SDN

 

São várias as necessidades que conduzem a uma adoção desta arquitetura SDN.

 

A transformação do negócio para a cloud

 

A arquitetura SDN melhora a experiência dos utilizadores e permite um desempenho ideal das aplicações na cloud. Em caso de falha ou degradação de ligações, o encaminhamento do tráfego crítico pode ser feito de forma dinâmica entre os diferentes acessos disponíveis, por exemplo via rede corporativa e ligações à internet locais, dotadas da segurança necessária para proporcionar uma entrega constante de aplicações críticas. Por outro lado, a gestão no ambiente SD-WAN é transversal e unificada sob o ponto de vista de equipamentos de rede (físicos ou virtuais) e funções de rede, seja nas delegações, seja ao nível dos data centers e cloud providers.

 

Melhor visibilidade do que está a acontecer na rede

 

A visibilidade permanente e em tempo real dos fluxos de tráfego, aplicações e segurança, permitem antecipar possíveis constrangimentos, detetar ineficiências ou situações potencialmente anómalas e que possam causar alguma perturbação ao funcionamento da rede. Em combinação com esta visibilidade, o uso de tecnologias de machine learning e inteligência artificial possibilita a tomada de decisões de forma mais rápida e automática, com base nos dados da rede em tempo real.

 

Maior agilidade

 

Com esta tecnologia, as operações de adição de novos elementos da rede e as alterações de configuração em larga escala são mais rápidas e fáceis de implementar: uma simples instrução feita na plataforma central pode ser aplicada em milhares de equipamentos em poucos minutos, com redução do time to deploy e, consequentemente, de custos.

 

Por outro lado, facilidades como o zero touch provisioning - ou seja, a capacidade de auto instalação e configuração de equipamentos sem necessidade de intervenção de uma deslocação ao local para efeitos de setup da solução - também se torna mais fácil de implementar com o SDN. A rápida integração de uma delegação temporária ou a implementação de um novo local de trabalho em regime permanente torna-se mais simples e expedita.

 

Maior controlo

 

Com esta tecnologia, os administradores de redes passam a dispor de uma visão centralizada de toda a rede e, por consequência, um controlo unificado, sendo um auxiliar importante para garantir o nível mais elevado de desempenho em aplicações críticas, sem sacrificar a segurança ou a privacidade dos dados. Por outro lado, esta arquitetura permite uma maior flexibilidade na implementação de fluxos de informação na rede, assim como integrar mecanismos ou funções específicas que sejam necessárias, como por exemplo, relacionadas com segurança, atendendo a que toda a informação é programada de forma centralizada e com garantia da sua efetiva implementação.

 

Com a virtualização, unificação e, inclusivamente, automação das redes, torna-se possível, por exemplo, implementar políticas de segurança, qualidade e SLA comuns, independentemente do ponto de acesso. Por outro lado, a integração de novas funcionalidades avançadas de segurança como, por exemplo, o IDS/ IPS, web filtering entre outras, torna-se simples e com visibilidade no mesmo ecossistema, mesmo que sejam funções suportadas em ambiente cloud.

 

Esta nova realidade vem também potenciar o uso de mecanismos de inteligência artificial e machine learning para identificar comportamentos anormais na rede, incorporar análise preditiva e implementar, de forma mais automatizada, as medidas que contribuam para mitigar ou eliminar constrangimentos que possam impactar performance na rede ou em determinadas aplicações.

 

Prestação de serviços em modelo as-a-service

 

Outra grande vantagem das redes SD é a possibilidade de contratar serviços de valor acrescentado baseados em software. Sendo um modelo as-a-service, oferece escalabilidade, permitindo acompanhar as necessidades da organização à medida que esta evolui.

 

A MEO Empresas já iniciou com as empresas este movimento de transformação digital, com uma metodologia de adoção gradual e evolutiva à medida das necessidades das mesmas e com as soluções SD-WAN assentes na sua rede IP/MPLS, serviços Internet Empresariais e rede 4G/5G, permitindo maximizar os benefícios através de uma resposta integrada a cada contexto evolutivo das redes e serviços empresariais, em perfeita simbiose entre o underlay proporcionado pelas redes de última geração e o overlay SDN.

 

Artigos Relacionados

  • Redes Privadas 5G: uma solução adaptada a cada cliente

    Redes Privadas 5G: uma solução adaptada a cada cliente

    O 5G vem quebrar barreiras anteriormente inultrapassáveis na digitalização de processos operativos críticos - e as redes privadas mostram-se a opção ideal para as empresas implementarem estas soluções de forma progressiva e ajustada às suas necessidades.Saiba mais

  • Fibra e 5G: um futuro melhor para as empresas

    Fibra e 5G: um futuro melhor para as empresas

    A fibra ótica é, e continuará a ser nos próximos tempos, o meio mais rápido e eficaz de transportar comunicação. É praticamente ilimitada em termos de informação que pode veicular e, por isso, considerada a autoestrada por excelência no mundo digital.Saiba mais

  • As 10 grandes tendências tecnológicas para 2023

    As 10 grandes tendências tecnológicas para 2023

    Otimização, escalonamento, pioneirismo e sustentabilidade: eis os quatro pilares em que se inserem, de acordo com o 10 Top Strategic Technology Trends for 2023, as tecnologias a ter em conta no próximo ano.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • 5G

    5G

    O 5G vai apoiar a evolução dos negócios e permitir suportar novos processos digitais para promover o crescimento e a inovação da sua empresa. Experimente o poder do 5G e sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa.Saiba mais

  • Cloud Security Pack

    Cloud Security Pack

    Garanta o backup, a partilha colaborativa e a segurança da informação da sua empresa. Detete ameaças antecipadamente e em caso de desastre recupere, em segurança, os dados e sistemas corrompidos, tudo numa única solução.Saiba mais

  • Servidores Privados

    Servidores Privados

    Tenha a capacidade e flexibilidade para virtualizar uma vasta gama de soluções e aplicações informáticas, desde o desenvolvimento e teste à sua execução e instalação.Saiba mais

Pesquisar