TI: Reforce os alicerces da sua empresa
Num mercado altamente competitivo e volátil, o sucesso das empresas depende muito da qualidade das suas tecnologias de informação (TI). Tornou-se essencial gerir os sistemas e as estruturas que suportam uma organização, além de garantir a segurança e continuidade do negócio.
Por isso, há que dar especial atenção ao planeamento e gestão de TI, que devem estar perfeitamente integrados e alinhados com a estratégia do negócio. Este trabalho já não pode ser visto de ânimo leve. Deve, sim, ser assegurado por equipas especializadas, que garantam os níveis de serviço exigidos e todos os upgrades técnicos necessários.
De facto, os gestores recorrem cada vez mais a serviços de gestão TI/SI globais, assegurados por parceiros certificados, de forma a poderem focar-se na sua estratégia de negócio. Porque, afinal, contratar uma equipa especialista em TI nem sempre é a melhor solução para o negócio, é preciso analisar as ofertas do mervado. Empresas especializadas e certificadas com quem os gestores possam ter uma relação de confiança.
A importância das certificações
As certificações são atribuídas a empresas capazes de dar resposta às exigências de qualidade em determinados serviços. Por exemplo, a certificação ISO 20000 incide sobre a qualidade dos serviços de gestão de TI. Uma empresa com esta certificação garante que os seus serviços têm elevada qualidade e adequação à gestão de um negócio, de forma continuada e evolutiva.
Já a certificação ISO 27001 incide sobre o sistema de gestão de segurança da informação. Assegura que todos os processos tecnológicos e operacionais correspondem à regulamentação nacional e internacional e garantem a máxima segurança da informação e das infraestruturas, reduzindo a exposição das empresas a ameaças.
Acompanhando estes desafios, os serviços de Cloud e Data Center da PT Portugal voltaram a ser distinguidos com ambas estas certificações, passando a incluir o Data Center da PT na Covilhã, para além do Data Center de Picoas, já certificado desde 2010.
Todos os processos de gestão de TI que são disponibilizados a partir dos Data Centers da PT Portugal são centralizados e automatizados. Estão disponíveis a partir de uma plataforma que permite às organizações ter uma visão completa da disponibilidade e desempenho dos seus serviços de Cloud e Data Center, assim como um controlo rigoroso dos níveis de serviços acordados (SLAs).
Estas equipas certificadas asseguram também que os processos tecnológicos e operacionais da empresa estão sempre atualizados, de forma a garantirem a evolução e a continuidade de cada negócio.
Segurança da informação
A PT Portugal tem ainda a certificação ISO 27001, disponibilizando serviços de prevenção e resolução de incidentes de segurança através da sua equipa csirtPT (Computer Security Incident Response Team). Esta equipa assegura a coordenação internacional da resposta a quaisquer incidentes de segurança que envolvam infraestruturas, plataformas, sistemas e serviços geridos pela PT Portugal.
A PT é também o único fornecedor de serviços de internet em Portugal com uma equipa acreditada no Trusted Introducer (trusted-introducer.org), que distingue a rápida capacidade de resolução de incidentes de segurança de informação a nível global.
Exija um serviço certificado
Seja qual for o parceiro escolhido, opte sempre por contratar equipas especializadas de forma a otimizar os processos operacionais da sua empresa, aumentar a rentabilidade do negócio e reduzir custos de operação.
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