Tudo o que precisa saber sobre os saldos
O Natal já lá vai, mas a corrida às lojas continua, desta vez devido à época dos saldos. Nesta altura, as empresas tentam escoar o stock, mas não só.
Os saldos são a altura ideal para tirar partido dos preços baixos e apostar na modernização.
Os investimentos em TI na Europa estão projetados para atingir 1,16 biliões de euros em 2025, representando um aumento de 8,7% em relação a 2024.Apesar de o vestuário ser um dos maiores atrativos dos saldos, estes incluem ainda e cada vez mais a área tecnológica. Substituir o parque informático ou os telemóveis dos colaboradores por modelos com novas funcionalidades é algo a ter em conta nesta época do ano, até porque os preços descem tendo em vista o escoamento acelerado dos equipamentos existentes em stock e o lançamento de outros equipamentos nos próximos meses.
É importante também não esquecer que a digitalização deixou há muito de ser mais um tópico nos objetivos do novo ano para se tornar numa das principais prioridades de qualquer empresa, independentemente do setor e dimensão, que queira garantir o seu lugar num mercado cada vez mais competitivo.
Mas são precisos alguns cuidados na hora de aproveitar os saldos.
É necessário, desde logo, planear, o que passa por estabelecer um orçamento. Comprar por impulso só porque é mais barato está longe de ser o melhor passo.
Para tirar partido dos saldos, importa investir na qualidade e duração, o que garante poupança mais à frente, uma vez que não haverá necessidade de substituir tão cedo esses mesmos equipamentos.
Apesar de um preço parecer tentador, não se deixe levar logo na primeira opção; compare sempre os preços quer recorra a lojas físicas quer ao comércio online.
Alguns sites executam esta tarefa por si, contribuindo para que comece o ano a poupar tanto dinheiro quanto tempo.
E como o tempo é um dos bens mais valiosos, faça os possíveis para evitar filas de espera e enchentes, privilegie as compras nas manhãs dos dias de semana.
Saldos vs. promoções
É comum o consumidor confundir saldos e promoções, mas em abono da verdade são ações distintas, embora ambas sejam práticas comerciais com redução de preço.
Os primeiros consistem na aplicação de descontos diretos ao preço original de um produto, tendo em vista o escoamento mais rápido de stocks. Já as promoções são ofertas que visam potenciar a compra de determinados artigos ou o lançamento de um produto não comercializado anteriormente.
As promoções podem passar pela redução de preços, mas ainda em melhores condições de venda, como a oferta de um artigo na compra de dois.
As regras das campanhas
Os saldos e promoções estão sujeitos a regras rígidas, que visam defender o consumidor. A saber, os comerciantes não podem adquirir produtos com o intuito de os vender em saldos. Podem, porém, fazê-lo no que toca às promoções.
É obrigatória ainda a referência à modalidade de venda e à duração da campanha. A legislação, na sua redação atual, estipula que o preço de saldo tem de ser inferior ao preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores ao início da campanha, o que inclui preços de saldos ou de promoções anteriores verificados naquele período de tempo.
O comerciante é, desta forma, obrigado a indicar o preço de saldo, o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores ao início da campanha, a data de início e de duração da campanha, bem como, na afixação de preços em estabelecimentos comerciais, a indicar, facultativamente, a percentagem de redução do preço.
Ainda no caso de afixação de preços em estabelecimentos comerciais, no caso de se tratar de um conjunto de produtos perfeitamente identificados, pode ser indicada, em substituição do novo preço, a percentagem de redução uniformemente aplicada ou um preço único para o conjunto referido, mantendo nos produtos que o compõem o seu preço inicial.
Algumas lojas optam por vender produtos com pequenos defeitos a preços reduzidos. Neste caso, têm de mencionar a existência dos defeitos, identificando o defeito em causa, e destacar o ponto de venda da loja desses produtos.
Adicionalmente, não existem períodos específicos para a realização de saldos ou promoções, no entanto os primeiros não podem exceder os 124 dias anuais, seguidos ou interpolados.
As promoções, por outro lado, não obrigam a limite de dias e podem ser realizadas em simultâneo com os saldos.
Agora que já ficou a par ou relembrou as regras destas campanhas, só tem de fazer a sua lista de compras e aproveitar de melhor maneira os saldos de inverno.
Afinal, nada como o início de um novo ano para incrementar a digitalização da sua empresa com equipamentos de qualidade e a preços reduzidos.
Artigos Relacionados
Um feliz Natal com tecnologia no sapatinho
O pinheiro dá as boas-vindas a quem chega ao escritório. As secretárias ganham tons de vermelho. E o tradicional jantar está há muito marcado. Não restam dúvidas. A sua empresa já recebeu o Natal de braços abertos. Agora só falta tratar da lista de presentes. Saiba mais
A magia do Natal tecnológico
Natal é, inevitavelmente, sinónimo de troca de presentes. E que melhor altura do que esta para mostrar como são importantes para a sua empresa desde logo os colaboradores, mas também clientes e parceiros? Saiba mais
Soluções Recomendadas
Tudo aos Saldos
Smart TVs, smartwatches, informática e muito mais. Saiba mais
Receba a Smart Xiaomi 32''
Na adesão a um pacote Fibra em Saldos. Saiba mais