Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Uma abordagem 360º à cibersegurança da sua empresa

ciberseguranca.jpg

 

Se antes da pandemia cerca de 60% dos europeus nunca tinham trabalhado remotamente, depois, a percentagem caiu para menos de 40%. Apesar de trazer muitos benefícios, o teletrabalho traz desafios aos empregadores, nomeadamente no campo da cibersegurança.

 

Dizer que a pandemia veio mudar muita coisa nas nossas vidas não é uma novidade para ninguém. Estamos mais do que habituados a ouvi-lo e, mais do que isso, sentimo-lo na pele nas diversas dimensões da nossa vida.

 

De acordo com um estudo do Banco Central Europeu (BCE), antes da pandemia de covid-19, cerca de 60% dos europeus nunca tinham tido a experiência de trabalhar remotamente. Depois, esta percentagem caiu para menos de 40%. E, mesmo assim, atualmente, um em cada três cidadãos da Europa ainda gostava de ter a oportunidade de trabalhar mais a partir de casa, havendo muitos que consideram mudar de empresa devido a esse fator.

 

Trabalhar a partir de casa pode parecer relativamente simples, pelo menos para o trabalhador, uma vez que, em muitos casos, basta um computador, tablet ou smartphone e uma ligação à internet. No entanto, na ótica da empresa, a situação é bem diferente. Optar por um modelo remoto ou até mesmo híbrido encerra em si um redesenho do perímetro das redes corporativas e exige uma mudança nas medidas de segurança, nomeadamente no que toca a computadores portáteis. A mobilidade dos equipamentos faz aumentar exponencialmente o risco de ciberataques, uma vez que deixam de estar física e permanentemente nas instalações da empresa e passam a estar ligados em redes domésticas ou hotspots, partilhando esses meios com outros equipamentos como, por exemplo, computadores pessoais, equipamentos móveis, consolas, dispositivos IoT, entre tantos outros.

 

Os perigos, que tanto podem ser ameaças à integridade e confidencialidade dos dados corporativos, patentes e propriedade intelectual, como ataques às tecnologias de suporte das operações com capacidade de paralisação e disrupção de processos produtivos, podem ser minimizados se existir uma estratégia e abordagem integrada aos temas da cibersegurança. A MEO Empresas lançou a solução Cyber Protecht, que se carateriza por uma abordagem holística, suportada em equipas especializadas, tecnologias e processos, na resposta a uma estratégia de cibersegurança assente em quatro fatores: prevenção ativa, proteção ativa, deteção e contrarresposta ativa e recuperação ativa.

 

Segue-se a proteção ativa, baseada em plataformas e ferramentas de ciberdefesa, que tem como objetivo inibir e conter automaticamente tentativas de ataque e a sua propagação. A capacidade da rápida deteção de um possível incidente de segurança, a automação para a sua rápida mitigação e garantia da sua contenção são fatores essenciais para a deteção e contrarresposta. Para que tudo funcione, é necessária uma equipa especializada, tecnologias avançadas de correlação de eventos e processos que permitam a implementação de ações automáticas a atuar em conjunto numa permanente monitorização.

 

E, apesar de não constar nos "quatro fatores", se a organização tiver um sistema de governança ativa vai, indiscutivelmente, distinguir-se das demais. Estar um passo à frente é essencial para que o seu negócio prospere, em questões de cibersegurança e não só.

 

E a melhor maneira de o fazer é trabalhando em conjunto com uma equipa que possui uma vasta oferta de tecnologia de última geração e que promove uma abordagem 360º à cibersegurança. Se é um parceiro desses que procura, saiba que o encontra na MEO Empresas. Quando a segurança está do seu lado, nada pode correr mal.

 

Artigos Relacionados

  • ciberseguranca-blog.webp

    Cibersegurança e uma das principais preocupações das empresas nacionais

    2022 foi o ano em que, segundo o Centro Nacional de Cibersegurança, foram registados mais ataques “de grande impacto” a infraestruturas e serviços. Adotar uma estratégia de proteção é, por isso, essencial para proteger o negócio. Saiba mais

  • 22366421_E79hm.jpg

    As seis tecnologias que prometem mudar o mundo no próximo triénio

    Crescimento económico, sustentabilidade ambiental e progresso social. Como irá a tecnologia contribuir para estes desafios, em plena era da transição digital? Saiba mais

  • 22334835_Erw9c.jpg

    Cibersegurança: um investimento no topo da agenda

    A transição digital acelera a passos largos. Os últimos tempos tornaram os ataques cibernéticos uma ameaça cada vez mais real. De acordo com o FBI, o cibercrime sofreu um aumento de 300% durante a pandemia. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • meo-empresas-cyber-protecht-header-secundario.webp

    Cyber Protecht

    Solução chave-na-mão, avaliamos e testamos preventivamente a segurança de assets e plataformas. Dezenas de eventos são diariamente monitorizados, correlacionados, analisados e arquivados. Com o Cyber Protecht evite cuberataques. Saiba mais

  • anti-ddos-meo-empresas-secundario.webp

    Anti-DDoS

    Garanta que um ataque DDoS (Distributed Denial of Service), não congestiona a ligação da internet da sua empresa nem interfere com o seu tráfego normal. Proteja-se contra ataques DDoS. Saiba mais

  • office-pack-it-meo-empresas-secundario.webp

    Office Pack

    Pacote inovador com computador portátil, aplicações de proteção, segurança e backup e serviços de suporte especializado. Garanta interlocutor de IT único, custos controlados, uma mensalidade por utilizador e sem investimento inicial. Saiba mais

Pesquisar